A pista de Atletismo do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, nos dias 26 e 27 de maio, a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo, Grupo A, onde marcarão presença as 16 melhores equipas da Europa (oito femininas e oito masculinas), campeãs nacionais dos seus países.
Da lista fazem parte os dois clubes campeões nacionais (em 2011) mais emblemáticos nesta modalidade: o Sport Lisboa e Benfica (SLB), em masculinos, e o Sporting Clube de Portugal (SCP), em femininos.
Nesta que é a competição coletiva de pista mais importante da Europa, os Clubes competem entre si em 20 disciplinas do programa olímpico. O objetivo é encontrar o Campeão Europeu Feminino e Masculino de 2012.
Em ano de Olimpíadas, a sexta edição da prova em VRSA concentra atletas que se encontram em preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, como é o caso de Marco Fortes (SLB), na disciplina de Lançamento de Peso, ou de Naide Gomes (SCP), em Salto em Comprimento.
A Taça dos Clubes Campeões Europeus tem uma história rica que remonta aos anos 70. Foi há 10 anos atrás que os cinco eventos que compreendem a Taça dos Clubes Campeões Europeus foram integrados na estrutura da European Athletics, altura em que começaram a receber uma subvenção destinada a apoiar a gestão e organização destas competições.
Nesta, que é a terceira edição consecutiva da Taça em VRSA (sexta no historial), participam cerca de quatro centenas de atletas, a que se juntam treinadores e dirigentes pertencentes a 16 equipas oriundas de vários países da Europa (Itália, Grã-Bretanha, Espanha, França, Turquia, Portugal, Rússia, República Checa, Suíça, Irlanda e Holanda).
A competição é organizada pela Associação Europeia de Atletismo, pela Federação Portuguesa de Atletismo, pela Associação de Atletismo do Algarve e pela Câmara Municipal de VRSA. Tem o apoio do Grupo Desportivo Pic Nic e de Voluntários da Escola Secundária de Vila Real de Santo António. As provas decorrem no Complexo Desportivo de VRSA e a entrada é gratuita.
>> A competir pelos Clubes Portugueses, destacam-se os seguintes atletas que se encontram em preparação para os Jogos Olímpicos de Londres:
Sport Lisboa e Benfica
Arnaldo Abrantes (200 Metros)
Jorge Paula (400 Metros Barreiras)
Marcos Chuva (Salto em Comprimento)
Marco Fortes (Lançamento Peso)
Sporting Clube de Portugal
Vera Barbosa (400 metros Barreiras)
Leonor Tavares (Salto com Vara)
Naide Gomes (Salto em Comprimento)
Irina Rodrigues (Lançamento Disco)
Vânia Silva (Lançamento Martelo)
Patrícia Mamona (Triplo Salto)
Sílvia Cruz (Lançamento Dardo)
>> A nível Internacional, destacam-se atletas candidatos a medalhas olímpicas em Londres:
Luch Moscow (Rússia) – Atual Campeã da Europa
Serguey Mudrov – 2,30 no Salto em Altura
Alexander Gripich – 5,75 no Salto com Vara
Alexevy Zagorny – 83,49 mts no Lançamento do Martelo
Ilya Korotkov – 85,47 mts no Lançamento do Dardo
Svetlana Shkolina – 1,99 no Salto em Altura
Elena Sokolova – 6,76 mt no salto em comprimento
Tatyana Lysenko – 77,80 no Lançamento do Martelo (atual vice campeã do mundo)
Fiamme Gialle (Itália)
Nicola Vizzni – 80,50 mt no Lançamento do martelo (atual vice Campeão da Europa)
Enka Spor Kulubu (Turquia) – com vários dos melhores atletas do Quénia da atualidade
Ilham Ozbilen – 3.32 aos 1.500 mts (uma das melhores marcas do mundo)
Polat Arikan – 13.05 aos 5.000 metros
Tarik Akdag – 8.08 aos 3.000 mts Obstáculos
Ivete Lalova – 10.77s aos 100 metros (finalista nos Jogos Olímpicos de Pequim)
Elvan Mulissa – 14.24 aos 5.000 metros