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Alunos de escolas de São Brás de Alportel, Salir, Alte e São Bartolomeu de Messines receberam já os prémios do Desafio na Escola «Ajuda o Lince-ibérico e o Abutre-preto», um projeto de educação e sensibilização ambiental promovido, ao longo do ano letivo 2011/2012, no âmbito do projeto LIFE Habitat Lince Abutre.

Além de palestras e um divertidíssimo quiz sobre o projeto LIFE Habitat Lince Abutre, cerca de 250 alunos, do 2º ciclo ao ensino secundário, destas escolas, situadas na área da Serra do Caldeirão, participaram no desafio «Ajuda o Lince-ibérico e o Abutre-preto».

O desafio consistiu na elaboração de um trabalho de final de ano sobre o projeto LIFE Habitat Lince Abutre e as suas espécies-alvo, dentro da área artística (música, teatro), literária (conto, banda desenhada, materiais de divulgação), informática e audiovisuais (blogues, vídeos, jogos).

Em cada escola, todos os trabalhos foram avaliados por um júri constituído por um elemento da equipa técnica do projeto, o animador responsável pelas atividades de educação ambiental (da Associação In-Loco) e o presidente da Junta de Freguesia local.

A primeira escola a receber a visita da equipa foi a EB 2,3 Poeta Bernardo Passos, em São Brás de Alportel, onde alunos do 8º ano dessa escola e duas turmas do 10º ano da Escola São José Belchior Viegas apresentaram os seus trabalhos.

Na categoria de contos, os premiados foram a Alicia, a Joana, a Yara, a Maia e o Ricardo, do 10ºB, com o conto “Felince” – uma história que nos falava de um Lince Feliz.

Na categoria de banda desenhada criativa, foram premiados três alunos do 8ºD, com bonitas ilustrações sobre as “Ameaças Reais” enfrentadas atualmente pelo lince-ibérico e pelo abutre-preto.

Na categoria materiais de divulgação, o Paulo e a Daniela do 8ºD apresentaram o autocolante “Preservem o lince e o abutre-negro” – um trabalho que, pelo rigor técnico dos desenhos e forte mensagem transmitida, mereceu o primeiro prémio.

Seguiu-se São Bartolomeu de Messines, onde a equipa foi ao encontro dos alunos da EB 2,3 João de Deus.

Apesar da interessante e dinâmica peça de teatro apresentada pelos alunos do 5ºD, o 1º lugar viria a ser atribuído aos colegas do 5ºC, que cantaram e encantaram com uma bonita adaptação do tema de Zeca Afonso ‘Vejam bem’, cuja letra alerta para a necessidade de conservação do lince-ibérico, do abutre-preto e dos seus habitats no nosso país – uma música que ficou no ouvido!

Seguiu-se a EB 1,2,3 de Salir, onde as turmas do 5º ano nos apresentaram trabalhos muito distintos. A decisão não foi fácil, dada a diversidade e qualidade dos trabalhos apresentados, contudo, o 1º prémio viria a ser atribuído ao 5ºA, que apresentou um interessante bilhete de identidade das espécies e jogos (palavras cruzadas e sopas de letras) alusivos aos conceitos chave apreendidos durante as ações de sensibilização anteriormente promovidas pelo projeto nas suas salas de aula.

No 2º e 3º lugar, respetivamente, ficaram as turmas do 5ºB e 5ºC, com a elaboração de um conto ilustrado e uma animada música cantada ao som de pandeireta. Estes alunos fizeram um excelente trabalho de grupo, e o seu entusiasmo e empenho no tema foi aplaudido por todo o júri.

O desafio na escola «Ajuda o lince-ibérico e o abutre-preto» na Serra do Caldeirão terminou na Escola Profissional de Alte. Participaram no concurso as turmas do 1º ano do curso técnico de Processamento e Controlo Alimentar, 1º ano de Turismo, 2º ano de Informática e Gestão e do 3º ano de Construção Civil.

Estes alunos multifacetados apresentaram uma grande diversidade de projetos, desde a criação de blogues para a divulgação das espécies e do projeto, à produção de um vídeo de divulgação, uma atividade de peddy-paper destinada à população, cartazes de divulgação do lince-ibérico e do abutre-preto para promoção do turismo, e até uma reprodução em tamanho real de um lince-ibérico, elaborado pelos alunos de construção civil.

Contudo, os grandes vencedores foram os alunos do curso profissional de Técnico de Informática e Gestão, que não só desenvolveram um jogo de tabuleiro sobre as espécies – «Glória selvagem» – como desenvolveram um suporte informático para ele.

Estes alunos foram convidados pelo projeto LIFE Habitat Lince Abutre a disponibilizarem o seu jogo em suporte informático a todos os visitantes da página oficial do projeto.

Findo o ano letivo, o projeto LIFE Habitat Lince Abutre dá os parabéns a todos os participantes desta iniciativa, pelo esforço e dedicação que demonstraram ao longo destes meses, bem como aos seus professores e animadores, pelo empenho e motivação constante dos alunos.

O projeto LIFE Habitat Lince Abutre agradece uma vez mais aos presidentes das Juntas de Freguesia de São Brás de Alportel, São Bartolomeu de Messines, Salir e Alte, por prontamente terem aceite participar desta iniciativa e fazer parte do júri de avaliação dos trabalhos. Agradece também a todas as escolas e seus professores, por terem acolhido o projeto nos seus planos de trabalho deste ano letivo.

Veja e oiça aqui a música dos alunos de Messines, adaptando a música de Zeca Afonso.

 

 

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