Oito Cantinas Sociais vão ser criadas no concelho de Odemira, para fornecer refeições gratuitas às famílias carenciadas. As Cantinas Sociais inserem-se na Rede Solidária de Cantinas Sociais, através do Programa de Emergência Alimentar, em resultado de protocolos estabelecidos entre o Centro Distrital de Segurança Social de Beja e várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
O protocolo estabelece apoios estatais para que as instituições sirvam, nas suas cantinas, refeições diárias gratuitas às famílias mais carenciadas da região.
As cantinas serão asseguradas pela Associação Humanitária D. Ana Pacheco (Sabóia), Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de S. Teotónio, Associação de Solidariedade Social Vila Nova de Milfontes/Infantário Lápis de Cor Sonhador. Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de S. Luís, Casa do Povo de Relíquias, Infantário Nossa Senhora da Piedade (Odemira) e Santa Casa da Misericórdia de Odemira.
No Distrito de Beja serão criadas um total de 33 cantinas sociais. O protocolo de colaboração entre o Centro Distrital de Segurança Social de Beja e as IPSS’s do distrito foi assinado no dia 18 de junho.
Para a concretização do Programa de Emergência Social (PES) e do Protocolo de Cooperação 2011-2012, assinado com as entidades representativas do setor social, foi criado o Programa de Emergência Alimentar, numa lógica de proximidade, maximização dos recursos existentes e intervenção social junto das situações mais vulneráveis.
Este programa é de âmbito nacional, da responsabilidade do Instituto de Segurança Social I.P, em articulação com os Centros Distritais de Segurança Social.