Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mais uma edição da Regata Portos dos Descobrimentos, entre Lagos e Palos de La Frontera (Puerto Deportivo de Mazagón), vai ser disputada entre 13 e 15 de julho. Este ano a largada será efetuada a partir da Marina de Lagos. No dia 13, às 17h00, decorre a regata prólogo e, no dia seguinte, às 11h00, tem início a regata.

A regata anual dos Portos dos Descobrimentos, organizada pelo Clube de Vela de Lagos, Câmara Municipal de Lagos e Palos de La Frontera, tem como grande objetivo recordar o contributo das duas cidades (Lagos e Palos de La Frontera) para a epopeia dos Descobrimentos Marítimos portugueses e espanhóis.

Já na sua 23ª edição, esta iniciativa, que vai alternando a largada e a chegada entre Lagos e Palos de La Frontera, irá contar com a participação de 40 embarcações. Este ano a largada será efetuada a partir da Marina de Lagos. No dia 13, às 17h00, decorre a regata prólogo e, no dia seguinte, às 11h00, tem início a regata dos Portos dos Descobrimentos.

Os interessados podem ter acesso a informações mais detalhadas sobre a regata em www.cvlagos.org..

Em 27 de outubro de 1992, teve lugar a cerimónia do Ato de Geminação de Lagos com Palos de La Frontera, onde os dois municípios selaram o compromisso de “manter laços permanentes, de favorecer e incentivar o intercâmbio entre os seus habitantes em todos os campos, de desenvolver através de uma compreensão conjunta o sentimento de fraternidade e solidariedade universais e de conjugar os esforços para contribuir para o êxito destas tarefas de paz e prosperidade”. Palos de La Frontera foi a primeira cidade com que Lagos se irmanou.

De Palos, em 1492, partiram Cristóvão Colombo e os irmãos Pinzón (ilustres empresários cidadãos de Palos de La Frontera), na célebre viagem que os levou à descoberta da América.

Lagos, como se sabe, foi local de residência do Infante D. Henrique e porto de partida de várias expedições portuguesas, nomeadamente da primeira viagem além Bojador, liderada pelo lacobrigense Gil Eanes.
HISTORIAL e CURIOSIDADES DA REGATA
Fonte: Clube de Vela de Lagos (www.cvlagos.org)

♦ Em 1990 pretendeu-se participar nas comemorações dos 500 anos dos Descobrimentos Marítimos Portugueses e Espanhóis, unindo Portos que estiveram ligados à gesta dos descobrimentos e de onde saíram caravelas que vieram a dar novos mundos ao mundo; Lagos, Sagres e Palos de La Frontera.
O Clube de Vela de Lagos apresentou essa proposta à Alcaldesa de Palos de La Frontera e ao Clube Marítimo de Huelva (ainda não existia a Marina de Mazagon). A proposta foi aceite e assim surgiu a REGATA DOS PORTOS DOS DESCOBRIMENTOS.

♦ A I REGATA DOS PORTOS DOS DESCOBRIMENTOS disputou-se em 1990, no mês de agosto, então com três etapas; primeira etapa Lagos-Sagres-Portimão; segunda etapa Portimão-Vila Real de Santo António e terceira etapa Vila Real de Santo António-Huelva. Participaram 16 embarcações, tendo ganho a embarcação espanhola El Monte.
A II REGATA teve duas etapas: Palos de La Frontera-Portimão e Portimão-Sagres-Lagos.

♦ Desde então, a Regata tem-se realizado todos os anos com participações consideráveis (61 embarcações em 1995 na VI Regata), mas apenas com uma etapa, alternadamente com largada de Lagos e de Palos de La Frontera.

♦ Em 2004 e 2006, com o patrocínio da então Região de Turismo do Algarve, da Câmara Municipal de Lagos, da Marina de Lagos, do Ayuntamiento de Palos de La Frontera e da Marina de Mazagon, a Caravela Boa Esperança acompanhou a Regata até Espanha com convidados, sendo grande parte da tripulação constituída por alunos das escolas de vela do CVL e de escolas de Lagos.

♦ De 2007 até esta data a Regata tem-se disputado regularmente sempre com elevado número de embarcações com bandeira de vários países.

♦ Em 2008 foi alcançado o tempo mínimo desta prova, pela embarcação DUENDE 52, com o tempo de 11 horas 51 minutos e 26 segundos.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algar colabora com a campanha “Lagos na Onda do Verão”

A Algar, empresa responsável pelo tratamento dos resíduos urbanos produzidos nos concelhos algarvios, está

Sul Informação

Festa do Banho 29 recria tradição em Lagos (com direito à música de Quim Barreiros)

A tradicional Festa do Banho 29 (de Agosto) regressa ao Cais da Solaria, em

Sul Informação

Família com duas crianças foi resgatada em local de difícil acesso em praia de Lagos

Um homem de 33 anos e duas crianças de 5 anos foram resgatados esta