Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O medronho ganha este verão uma festa em nome próprio e apresenta-se ao público já no próximo fim de semana em Monchique. É a 1.ª edição do Festival do Medronho que vai decorrer naquela vila algarvia nos dias 20, 21 e 22 de julho, juntamente com a XV Feira do Presunto de Monchique.

A aguardente de medronho (bebida destilada de elevado teor de álcool) e a melosa (licor de mel e medronho muito apreciado para curar constipações) são apenas dois dos produtos tradicionais que vão ganhar adeptos entre os visitantes do festival dedicado à pequena baga  redonda e verrugosa de tom avermelhado.

Mas não é só a baga que tem uso. Também as folhas do medronheiro são aproveitadas na medicina popular pelas suas propriedades diuréticas e antisséticas. Segredos de Monchique para descobrir por estes dias.

O primeiro evento dedicado ao fruto de aroma e sabor únicos e aos seus derivados vai ajudar a divulgação e valorização deste produto de excelência que conquista cada vez mais a atenção dos turistas.

Para os apreciadores da aguardente de medronho, a Câmara de Monchique editou recentemente um «Roteiro das Destilas do Medronho». Se ainda não conhece o medronho de Monchique ou se já é fã incondicional do produto, este é o pretexto ideal para uma visita à serra algarvia.

 

Programa variado

 

A “serração” de Monchique, em S. Sebastião, irá acolher as duas feiras que pretendem promover os produtos locais de excelência: o Medronho e a sua Aguardente, bem como o tradicional Presunto de Monchique.

Neste espaço, em zonas contíguas, desenvolver-se-ão diversas atividades que pretendem demonstrar ao visitante que o Concelho de Monchique tem muito para oferecer.

Decorrerão iniciativas ligadas ao Medronho, como é o caso da inauguração no dia 20 de uma exposição fotográfica, e da presença das diversas marcas de Aguardente de Medronho existentes em Monchique, bem como a atuação do Grupo Coral da Confraria do Medronho “ Os Monchiqueiros”.

No sábado à tarde, às 15h00, terá lugar um colóquio sobre o medronheiro e o processo de análise à aguardente de Medronho, da responsabilidade de Ludovina Galego, professora da Universidade do Algarve, e de Ricardo Jacinto, do Centro Tecnológico de Experimentação do Medronheiro da “Corte Valada”.

Ainda no que concerne ao Medronho, terá lugar o I Concurso Internacional de Cocktails de Aguardente de Medronho de Monchique, nas vertentes Clássica e Flair durante toda a tarde de domingo.

Destaque ainda para a animação musical que terá como pontos altos o Festival de Folclore pelas 17h30 de sábado, com a atuação do Rancho Folclórico de Moncarapacho (Algarve) e do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (Ribatejo). A noite de sábado encerra com o concerto de Iran Costa pelas 22h00.

No domingo haverá a atuação das classes de danças de salão do Clube da Nave e da Classe Fitness do JDM durante a tarde.

Às 22h00, subirá ao palco o Toy, artista sobejamente conhecido do público português.

Em paralelo, decorrerão atividades no parque de S. Sebastião, como a presença de insufláveis, passeios de burro e outras, culminando com a presença de música no Miradouro de S. Sebastião a partir das 24h00 dos três dias do evento, assim como uma mostra gastronómica associada ao medronho e ao presunto nos restaurantes aderentes.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve com 20 nomeações para “óscares” dos Publituris Travel Awards

São, ao todo, 20 nomeações de um total de 49, entre elas a de

Sul Informação

Algarve com (muito) menos britânicos, mas com mais alemães em Julho

Vieram (muito) menos britânicos para o Algarve em Julho de 2017 que no mesmo

Sul Informação

Monchique, Aljezur e São Brás de Alportel ganham novas equipas de Sapadores Florestais

Monchique, Aljezur e São Brás de Alportel têm uma nova equipa de Bombeiros Sapadores