As propostas do projeto download@LOTA continuam a marcar de forma criativa o espaço da antiga Lota de Portimão e a zona circundante do Largo da Barca, dando a conhecer muitos jovens talentos de Portimão, entre músicos, djs, produtores e artistas visuais.
O programa desta segunda edição, que arrancou em junho passado, continua no dia 23 de agosto, com atuação da banda de Portimão “The Nice – Live Act” composta por Marisa Fortes, Hugo Figueiras e Pedro Gerardo, que abordam a música das pistas de dança num formato de re-edit e mashup ao vivo e que têm uma componente melódica entre o acústico e o eletrónico. Será ainda possível ouvir o produtor ribatejano de música eletrónica Realphase, uma das caras do coletivo “Neurotoxin” e cujo som é marcadamente contemporâneo, darke beats e dub.
Para o dia 24, está agendada da audição do cantor e músico francês Martin Rousselot, cujo albúm de sons indie-folk “The Original Bingo Club” teve a participação do dj e produtor portimonense Hugo Santos. Também nesta noite poderá ser escutado “Es(x)tratos”, um dj set cinéfilo produzido pelo portimonense Jorge Paulino, que reinterpreta e remistura bandas sonoras de filmes de culto.
Quanto a 25 de agosto, a proposta “One Eyed Jacks Label Night” estará a cargo da produtora One Eye Jacks: vários nomes vão juntar-se em palco para diversos live acts e dj sets, nomeadamente o coletivo de Portimão “Roundhouse Kick”, composto por Adriana Lourinho e Igor Inácio, “Pal Plus” e “Photonz”, entre outros.
A 30 de agosto, o músico guineense Bango Lassana, a viver há algum tempo em Portimão, dará um concerto de raízes afro-mandengue, reunindo alguns músicos da cidade ao som da sua ‘kora’, instrumento tradicional e popular da África Ocidental.
Na noite de 31 de agosto, a proposta é o dinâmico “Duo Cacete”, de Portimão, que reinterpreta a música popular portuguesa com forte incidência nos êxitos ‘pimba’.
No derradeiro dia desta edição do download@LOTA, 1 de setembro, vai atuar a jovem dupla portimonense Dj Jo & Kombo, que apresentarão um dj set dedicado à eletrónica no formato bass avenue, para um live act de dubstep intitulado “Kats out Loud”.
Todos os dias, as atuações têm entrada livre e começam às 19h00, prolongando-se pela noite dentro.
Este convite à junção da comunidade artística da cidade é da responsabilidade da associação cultural Plataforma Download, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, visando criar um espaço dinâmico com programação dedicada à música e às artes visuais nas suas variadas formas, promovendo a participação e a troca de ideias entre artistas, população e visitantes e mostrando que Portimão é uma cidade com grande potencial criativo.
Mais informações em: http://www.facebook.com/downloadlota.antigalota