O 1º Congresso Regional Algarvio iniciou os seus trabalhos no Casino da Praia da Rocha a 3 de setembro de 1915, fazem hoje precisamente 97 anos.
O Congresso, como recorda o Museu de Portimão na sua página no Facebook, foi presidido pelo militar e político algarvio Tomás Cabreira, que já antevia a potencialidade do turismo como motor económico do Algarve.
«A província do Algarve tem condições excepcionaes para constituir uma zona de turismo: o seu clima é dulcíssimo no inverno, sendo a sua temperatura mais elevada nessa epoca que a de Biarritz, da Côte d’Azur francesa e da Riviera italiana. A paisagem algarvia é cheia de encantos e não encontra similar em qualquer outra paisagem do mundo. A visinhança da Andaluzia dá também á nossa província a probabilidade de ser mais visitada por grandes massas de touristes», dizia Tomás Cabreira na sua comunicação intitulada «Zonas de Turismo».
Esta comunicação integra as atas do 1º Congresso Regional Algarvio, que podem ser consultadas no Centro de Documentação e Arquivo Histórico do Museu de Portimão.