Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Alcoutim vai acolher responsáveis e técnicos de museus e organismos afins de Portugal e Espanha no I Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus, que vai decorrer no Auditório do Castelo de 19 a 20 de outubro. Um dos grandes objetivos do evento é dar o pontapé de saída para uma colaboração mais estreita entre as regiões do Algarve e Andaluzia, neste setor.

A primeira edição do evento será subordinada ao tema «Museus e Acessibilidades», uma questão «central para os profissionais de museus», segundo a organização.

«Os museus são lugares de memória e de identidade que contam histórias, para isso é necessário utilizar ferramentas multidisciplinares – comunicação, arte, design – de modo a chegar aos públicos e a tornar estes espaços socialmente úteis», segundo uma nota de imprensa enviada às redações.

O encontro é organizado pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e a Associação de Museólogos e Museógrafos da Andaluzia (AMMA), em parceria com a Associação Transfronteiriça Alcoutim Sanlúcar (ATAS) e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

A APOM e a AMMA «têm como missão agrupar e incrementar a qualificação dos profissionais que trabalham em museus e organismos afins, com o objetivo de elevar o nível dos serviços técnicos prestados a essas entidades e, através delas, à sociedade».

«Propomos um encontro no qual os profissionais da museologia de Portugal e Espanha possam confrontar opiniões, apresentar projetos e dialogar acerca de um tema que concerne toda a sociedade e que envolve os mais variados museus de ambos os países: a acessibilidade física em edifícios históricos com um elevado grau de proteção, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) como fator decisivo para que as pessoas portadoras de deficiência possam desenvolver-se social e culturalmente com total normalidade, e, finalmente, os diferentes públicos e as formas de comunicar-se com cada um deles, prestando a informação que cada qual requer», resumem as associações organizadoras.

O programa conta com a presença de «conferencistas com uma ampla experiência nesses setores, quer pela sua atual situação profissional, quer como investigadores universitários acerca deste tema». Para mais informações, inscrições e pré-programa, basta visitar o site do evento.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

E que tal assistir a um filme a céu aberto no Museu de Faro?

A segunda mostra de cinema a céu aberto começa já esta segunda-feira, 14 de

Sul Informação

Lagos assinala aniversário do Museu e Dia Internacional da Lembrança do Tráfico de Escravos

Visitas orientadas, uma exposição e um documentário vão assinalar, no dia 23 de Agosto,

Sul Informação

Postos de Saúde de Praia algarvios realizaram 2413 atendimentos em Julho

Os 32 Postos de Saúde de Praia do Algarve realizaram 2413 atendimentos durante o