Cerca de 5500 pessoas de todas as idades participaram este domingo, na Zona Ribeirinha de Portimão, na 12ª Mamamaratona, batendo todos os recordes desta prova solidária.
A grande novidade desta edição foi a I Meia Maratona do Algarve, que reuniu 218 atletas federados, vindos de todo o país e de Espanha, os quais aderiram a este movimento de alerta contra o cancro, em resultado de uma parceria entre a AOA e a Associação de Atletismo do Algarve.
Em masculinos, o pódio foi preenchido por Jorge Varela, Paulo Soares e Flávio Fernandes, todos atletas do Clube Areias de São João, enquanto nas senhoras venceu Vera Fernandes (Associação Académica da Bela Vista), seguida por Elisa Cruz (Clube Areias de São João) e Cristina Pereira (Village Runners).
Nos veteranos masculinos, no escalão I o vencedor foi Paulo Soares (Areias de São João), tendo o escalão II sido conquistado pelo atleta algarvio Carlos Reis, que correu como individual. Em femininos a vencedora do escalão único de veteranas foi Verónica Scutaru (Joaninhas de Leijão).
Referência ainda para a participação voluntária das instituições que colaboram com a organização desta iniciativa, como foram os casos da PSP, Bombeiros Voluntários de Portimão e Cruz Vermelha, entre outras entidades que apoiaram e patrocinaram o evento, com destaque para a Câmara Municipal de Portimão.
As verbas angariadas revertem para o projeto da AOA – Associação Oncológica do Algarve de construção da Casa Flor das Dunas, residência para os doentes em tratamento na Unidade de Radioterapia de Faro.