Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara de Lagos aprovou uma moção contra a decisão do Governo em adiar a construção da variante de Odiáxere à EN125, considerando que demonstra «a falta de sensibilidade do Governo para os problemas de acessibilidade e de segurança que decorrem desta medida, contribuindo para a diminuição da qualidade de vida dos residentes e para o aumento das disparidades no desenvolvimento económico e turístico desta região do Barlavento algarvio».

«Esta decisão foi tomada na sequência da introdução de portagens na Via do Infante (A22) sem a conclusão das obras de requalificação da EN 125, facto que, sem a existência da variante de Odiáxere, tornou o trânsito nesta vila, como já se viu este verão, ainda mais perigoso para peões e automobilistas, provocando o caos nos acessos a Lagos e a todos os concelhos das “Terras do Infante” (Lagos, Aljezur e Vila do Bispo)», considerou a autarquia.

A Câmara de Lagos salientou ainda a «má imagem» que esta realidade passa do Barlavento, a quem o visita. Uma zona do Algarve que, «em termos turísticos, deve ser segura e acessível, para ser internacionalmente competitiva».

O presidente da autarquia Júlio Barroso lembrou que Lagos foi a última cidade a receber a Via do Infante, tendo esperado «de 1992 até 2003», ou seja, 11 anos. «Sofremos de discriminação em matéria de acessibilidade com óbvio reflexo no desenvolvimento e na economia das empresas, famílias e cidadãos. Era suposto não haver portagens. Depois era suposto só haver portagens após a requalificação da EN 125. Agora temos portagens e a requalificação da EN125 é uma miragem. O município de Lagos e as demais “Terras do Infante” (Aljezur e Vila do Bispo) vão continuar a sofrer o efeito da periferia: mais distante, mais cara, com acessibilidade mais incómoda e insegura. Em suma, mais uma vez esquecida e maltratada pelos governos de Lisboa que prometem com uma mão e tiram com as duas», considerou o autarca.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Motorista de reboque ferido com gravidade ao ser atropelado na Via do Infante

O motorista de um reboque ficou esta tarde ferido com gravidade na Via do

Sul Informação

Estradas Municipais de São Brás foram reparadas

Estradas municipais em Machados, Barracha, Mealhas, Campina, São Romão, Corotelo, Portela ou Farrobo, no

Sul Informação

Colisão entre dois carros em Lagoa fez dois feridos e cortou EN125

Uma colisão entre dois carros ligeiros em Lagoa fez esta manhã, 26 de Dezembro,