Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A exposição «Síria», com com fotografias de Pedro Barros e textos de Álvaro Figueiredo, abre no próximo dia 9 de novembro, à 18h00, no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), na Antiga Escola Primária de Santa Rita (Vila Real de Santo António).

Esta exposição convida a mergulhar na história milenar de um país de uma grande diversidade cultural, parte do chamado Crescente Fértil, onde as origens da agricultura e da vida sedentária se desenvolveram há cerca de 10.000 anos e onde mais tarde, a partir do V-IV milénios a. C., ao longo do vale do Eufrates, surgem as primeiras cidades e se dão os primeiros passos no desenvolvimento da escrita.

A situação geográfica da Síria, entre a costa do Mediterrâneo, a ocidente, e o vale do Eufrates, a oriente, permitiu ainda o desenvolvimento, através dos séculos, das grandes rotas comerciais entre a Ásia e o mundo mediterrânico.

As imagens registadas pela objetiva de Pedro Barros (que também é arqueólogo) convidam ainda a viver a Síria presente, nas suas gentes e costumes, nas cidades árabes de Aleppo e Damasco, por entre edifícios com séculos de história mas ainda em utilização.

No encanto do canto do muezzine que dos altos minaretes convida o crente para a oração. Ou ainda nos cafés, onde entre os aromas exóticos do café e tabaco e o borbulhar do fumo do narguileh (cachimbo d’água), ouvimos o contador de histórias a declamar os épicos de Alexandre ou do famoso herói Antar.

As fotografias são legendadas por pequenos textos explicativos, da autoria de Álvaro Figueiredo, especialista em Arqueologia do Próximo e Médio Oriente Antigo, e Língua Árabe.

Pedro Barros nasceu em Lisboa em 1975. Exerce atualmente a profissão de Arqueólogo na Direção-Geral do Património Cultural.

Como fotógrafo tem no seu curriculum diversas exposições individuais, como: “Foz Côa – o silêncio de um vale” (1996 – 2002, Lisboa, Mafra e Barcelona); “Marionetas” (1998 – 2004, Lisboa); “Ganhões” (2000 – 2002, Lisboa, Castro Verde, Tavira, Silves, Fortaleza de Sagres, Pontedera / Itália e Barcelona); “Amêndoas da Páscoa” (2001 – 2004, São Brás de Alportel, Fortaleza de Sagres e Castro Verde); e “Cortiça – Entre a Serra e o Mar” (2003 – 2010, Moita, Redondo, São Brás de Alportel e Silves).

No dia da inauguração, Pedro Barros partilhará com os presentes as suas experiências de viajante e fotógrafo na Síria, numa conversa acompanhada por chá e sonoridades orientais.

A exposição estará patente no CIIPC até 30 de dezembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

sulinformacao

Também poderá gostar

tspe-vp-culatra-08

Ciclo «The sardine photo experience» estreia-se na Tertúlia Algarvia com fotos de Vítor Pina

A Tertúlia Algarvia, restaurante e espaço cultural na Vila-Adentro de Faro, vai receber, ao

baleia encalhada Monte Gordo

Baleia encalha na Praia de Monte Gordo [com vídeo]

Uma baleia-comum (Balaenoptera physalus) está encalhada na Praia de Monte Gordo, em frente ao

Sul Informação

Vila Real de Santo António homenageia Fidel Castro no Encontro de Cultura Cubana

Um espetáculo de homenagem a Fidel Castro é um dos pontos altos de mais