No mês de novembro, o Mercado Municipal de São Brás de Alportel dedica especial atenção ao medronho, o misterioso fruto que desponta na Serra do Caldeirão, com múltiplas utilizações, que muito para além da aguardente de medronho, se expande pelo reino da gastronomia e da doçaria e visita também o mundo da saúde e da inovadora cosmética.
Conhecido desde a Grécia Antiga, o medronheiro é uma planta de grande capacidade de regeneração, sendo capaz de resistir a incêndios, ardendo no exterior, mas mantendo viva a sua raiz para voltar a nascer.
Esta característica contribui em muito para a preservação e conservação desta espécie um pouco por toda a Serra do Caldeirão, vencendo as duras provas que têm vindo a suceder.
Neste mês dedicado ao Medronho, o Mercado prepara-se para o surpreender com os maravilhosos produtos concebidos a partir desse fruto.
Já no próximo sábado, dia 10, o Mercado Municipal celebra a tradição do São Martinho com um divertido Mercadinho do Vinho, com a colaboração da Loja Tradições e da Comissão Vitivinícola do Algarve.
No terceiro sábado do mês, dia 17, os Sabores de Medronho invadem o Mercado Municipal num mercadinho que promete surpreender o paladar, com doces, licores, bolachas e biscoitos, broas de medronho e muito mais!…
No sábado, dia 24, e porque estamos em último sábado do mês, a Demonstração Gastronómica perfuma a manhã do Mercado, desta feita pela mão do chef Luis Costa que brinda este mês com deliciosas sugestões sob os aromas do medronho.
No 2.º e 4.º sábado do mês, o Mercado Municipal conta sempre com uma visita muito especial: a Biblioteca Fora de Si traz novo conjunto de sugestões de leitura, para ler e saborear. Porque se Sabe Bem… o Mercado tem!