Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

São pelos menos três as famílias, um total de 12 pessoas, que ficaram desalojadas na cidade de Lagoa na sequência de um tornado que atingiu este concelho e o de Silves esta sexta-feira ao início da tarde.

No total há 10 feridos, dois deles em estado grave, segundo revelou fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Um dos feridos é um homem que foi arrastado pelo vento dentro do seu carro e voou literalmente alguns metros, tendo depois de ser desencarcerado pelos bombeiros.

A passagem do fenómeno meteorológico, que segundo meteorologistas que falaram com o Sul Informação terá sido um tornado de uma intensidade já bastante elevada, foi rápida e muito destrutiva.

Carros voaram, ficando em alguns casos empilhados em cima de outros, dezenas de casas ficaram sem telhado, outras viram o seu recheio arrancado pela força do vento e árvores foram arrancadas do chão. Tudo em pouco minutos, num rasto de destruição que se estendeu de Carvoeiro a Silves.

Num dos prédios mais afetados, no bairro Lagoa Sol, na zona onde se situa o Centro de Saúde, a GNR ou o Auditório Municipal, havia mesmo marcas de pneus de um carro que foi sugado pelo vento e atirado contra a parede à altura do primeiro andar.

O vice-presidente da Câmara de Lagoa estima que mais de 100 habitações tenham sido danificadas apenas naquela cidade algarvia.

Rui Correia acrescentou que, além das casas e apartamentos no bairro conhecido como Lagoa Sol, há ainda dezenas de outras habitações afetadas entre Carvoeiro e Lagoa, na sua maioria casas em empreendimentos turísticos, mas algumas com moradores permanentes.

O autarca acrescenta que os serviços municipais contabilizaram já também prejuízos em muitas dezenas de veículos, árvores, sinais de trânsito e postes de eletricidade.

Ambos os municípios já acionaram os planos de emergência municipal e Lagoa terá colocado o concelho em Estado de Alerta Vermelho. Às 18h15 de hoje, a ocorrência continuava ativa no site da Proteção Civil.

 

Veja mais fotos aqui.

sulinformacao

Também poderá gostar

banho de mar ferragudo (4)

310 pessoas foram “ao banho” em Ferragudo

310 pessoas, um «número recorde», participaram, esta segunda-feira, 1 de Janeiro, no XII Banho

sol e nuvens

Depressão Carmen não afeta Portugal continental, muito menos o Algarve

Depois da Ana e do Bruno, agora é a Carmen. Mas a depressão Carmen

Sul Informação

Furacão Ophelia também pode trazer chuva ao Algarve e Alentejo

O Furacão Ophelia, que tem agora Categoria 2 e ventos sustentados na ordem dos