Já se sabe qual será nome do próximo presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), resta saber em que género. As listas de Filipa da Silva e Filipe da Silva defrontam-se no dia 4 de dezembro nas eleições para os órgãos sociais da associação e já estão neste momento a tentar convencer os seus colegas, na campanha eleitoral.
Como seria de esperar, dadas as conhecidas dificuldades financeiras da AAUAlg, ambas as candidaturas dão especial enfoque à resolução dos problemas financeiros da associação.
A Lista A, de Filipa Braz da Silva, fala em continuar o trabalho da atual direção, enquanto a Lista B, de Filipe da Silva, também assume querer colocar as contas em dias, depois de conhecer bem os números e envolvendo os estudantes no processo.
Apesar desta e de muitas outras propostas no mesmo sentido, as candidaturas escolheram caminhos diferentes, no que às principais prioridades dizem respeito. A Lista A aponta a pedagogia como principal bandeira e a Lista B aponta o apoio aos alunos mais carenciados, de modo a que não tenham de abandonar a universidade, como prioridade máxima.
A Ação Social não é uma prioridade exclusiva da Lista B, pois também é vista como uma prioridade pelos responsáveis da lista liderada por Filipa Braz. Da mesma forma que a lista de Filipe da Silva também traça o objetivo de ajudar os universitários algarvios com os seus problemas pedagógicos.
Lista A
A Lista A de Filipa Braz dos Santos elegeu a pedagogia como principal bandeira, assegurando, por outro lado, que a empregabilidade é um dos seus objetivos prioritários.
Assumiu ainda o compromisso de continuar a consolidação financeira da AAUAlg e de exigir «Ação Social suficiente para todos os que precisam», segundo o manifesto da candidatura.
Apostar na pedagogia era já um objetivo assumido pela atual Direção Geral, à qual Filipa Braz pertence e que apoia a sua candidatura.
No manifesto da lista A, esta opção é justificada com o facto de, apesar de a AAUAlg ser uma das maiores PME do Algarve, «é, na verdade, uma associação de estudantes, para estudantes e são eles a sua razão de existir».
O enfoque vai ainda para a resolução dos problemas financeiros da associação, já que «sem recursos a Associação Académica fica enormemente fragilizada». O manifesto está disponível no site da lista.
Lista B
A Lista B de Filipe da Silva coloca o enfoque na área social e na garantia de que nenhum estudante fique de fora do Ensino Superior por falta de condições financeiras. Esta será a principal de diversas bandeiras, da qual os responsáveis pela candidatura destacam a resolução da situação financeira que a AAUALG.
No caso da Lista B, este trabalho «passa por conhecer o real estado da estrutura da Associação Académica, optimizando os recursos existentes e, acima de tudo, envolvendo todos os estudantes da Universidade do Algarve na discussão e decisão das medidas a serem tomadas».
O envolvimento dos estudantes nos processos de decisão e uma maior proximidade dos eleitos com os eleitores é outra bandeira que a lista de Filipe da Silva assume. Outras áreas de intervenção desta equipa serão «a empregabilidade, a mobilidade, os problemas pedagógicos, a Tradição Académica e o acesso à cultura e desporto». As propostas da lista B estão disponíveis no site da candidatura.
Assembleia Magna com lista única, Conselho Fiscal com duas
Rita Correia encabeça a única lista candidata à Mesa da Assembleia Magna da AAUAlg. A atual secretária-geral da associação lidera a lista M e será a próxima presidente deste órgão.
Já para o Conselho Fiscal, há duas propostas, a lista F, liderada por André Cardoso, e a lista G, cujo primeiro elemento é Raquel Pedro. Nos núcleos pedagógicos, apenas no da Faculdade de Economia haverá duas listas em disputa.