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João Carlos Ramalheiro foi o professor português vencedor na categoria “A Escolha dos Professores”, com o projeto “Oratio Classroom & the World of Music” no “Microsoft Partners in Learning Global Forum 2012”, que decorreu em Praga de 28 de novembro a 2 de dezembro.

O projeto português “Oratio Classroom & the World of Music” foi o primeiro classificado na categoria de Escolha dos Professores (“Educators’ Choice“) do Microsoft Partners in Learning Global Forum 2012, evento que decorreu em Praga de 28 de novembro a 2 de dezembro.

João Carlos Ramalheiro, professor de Música do Agrupamento de Escolas da Lousã, foi assim distinguido pelos seus pares como sendo o mentor do melhor projeto a concurso, já que a categoria em que conquistou o primeiro lugar resulta da votação de todos os professores presentes no concurso.

À edição 2012 do Microsoft Partners in Learning Global Forum – Concurso Mundial de Professores Inovadores – concorreram quase 200 educadores, selecionados de entre mais de 250 mil candidatos, em diferentes eventos nacionais e regionais. Os vencedores foram selecionados por um painel internacional composto por especialistas na área da educação, e a seleção efetuada através de ‘tours’ virtuais nas salas de aula, e entrevistas realizadas pelos júris, nas quais os educadores deram provas de como as suas práticas de ensino inovadoras permitem dotar os estudantes de competências cruciais para o século XXI.

O projeto português vencedor “Oratio Classroom & the World of Music”, que foi apurado no Fórum Europeu que decorreu em Lisboa em março último, revoluciona o ensino da música no 1.º ciclo do ensino básico, partindo da imaginação das crianças e levando-as a aprender os conteúdos da disciplina de uma forma intuitiva utilizando os recursos e tecnologias do século XXI.

A implementação do projeto Oratio Classroom revelou melhoramentos significativos na aprendizagem da música, envolvendo os alunos ao longo de todo o processo, estimulando a criatividade das crianças, enriquecendo novas metodologias no ensino e criando a necessidade superior em transcrever este conceito para uma futura plataforma educativa profissional com multi-aplicação para o Windows 8 e a tecnologia exclusiva KINECT. A integração da tecnologia permitiu, assim, melhorar a aprendizagem dos alunos e fomentar o seu maior interesse e motivação, tornando, simultaneamente, as aulas em espaços onde aprender pode ser mais divertido.

“Sinto-me muito orgulhoso pelo nosso projeto ter sido escolhido numa competição tão exigente como a do PiL Forum em Praga, ainda mais por ter tido a honra de conquistar o 1.º lugar na categoria Educators’ Choice, que premeia a escolha dos Professores. É uma grande motivação para mim, para a escola e para os meus alunos. Foi, também, uma experiência fantástica poder partilhar experiências com outros professores de todo o mundo, mentes brilhantes, com projetos brilhantes, com grande vontade de mudar o ensino e combater a resistência instalada nos sistemas escolares desde a revolução industrial. Agradeço do fundo do coração a todos os que trabalharam para este momento: aos meus alunos, à equipa Oratio Classroom, à equipa da Microsoft Educação, à minha querida família e, sobretudo, aos meus colegas e professores inovadores do PiL Fórum que votaram e acreditaram neste projeto. Agora vamos continuar a trabalhar para mostrar e partilhar este projeto.“, disse João Carlos Ramalheiro após a vitória.

De acordo com Vânia Neto, Gestora do Programa Partners in Learning da Microsoft Portugal, “A conquista do primeiro lugar neste concurso é um motivo de enorme orgulho e um exemplo de como a tecnologia pode contribuir para a inovação no ensino, tornando as práticas pedagógicas mais interativas e estimulando a criatidade dos alunos. Este é um sinal de que, mesmo em tempo difícieis, os professores são os verdadeiros heróis e podem fazer a diferença no futuro da Educação e no sucesso dos alunos. Este prémio constitui uma grande motivação para a Microsoft em continuar o seu compromisso e investimento na formação das escolas e professores inovadores em Portugal, enquanto parceiro na Educação.”

Durante o Microsoft Partners in Learning Global Forum, foram distinguidos 18 projetos em seis categorias diferentes. Os vencedores vão ser incluidos no novo programa Microsoft Innovative Educator Expert, uma iniciativa que tem como objetivo reconhecer a nível mundial professores que utilizam a tecnologia para a transformação do ensino. Estes “especialistas” tornar-se-ão parceiros da Microsoft em todas as iniciativas de divulgação e partilha de práticas de ensino inovadoras para os resultados da aprendizagem, entre professores e decisores políticos.

Os projetos foram avaliados por um painel internacional composto por especialistas e profissionais de educação de vários países. Neste prestigiado júri Portugal esteve também representado por Fernando Campos, da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, da Direção-Geral de Educação – Ministério da Educação e Ciência.

De acordo com o Diretor-Geral da Educação Fernando Egídio Reis, “Esta iniciativa, que a Direção-Geral de Educação apoia desde o seu início, revela, uma vez mais, o valor e a qualidade dos professores portugueses, bem como o trabalho que se realiza nas escolas portuguesas no sentido da integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação e da melhoria da qualidade de ensino”.

No Fórum Mundial da Microsoft Partners in Learning estiveram, ainda, presentes duas escolas portuguesas reconhecidas como Escolas Inovadoras Microsoft, cujos diretores tiveram oportunidade de partilhar experiências e boas práticas de inovação e liderança com outras escolas inovadoras de todo o mundo. A Escola Secundária de Lagoa (Açores) é uma das 32 Escolas Mentoras Microsoft e o Agrupamento de Escolas de Freixo (Ponte de Lima) é uma das 62 Escolas Inovadoras que este ano foram distinguidas pela Microsoft a nível mundial.

Este evento ficou, ainda, marcado pelo anúncio da renovação do investimento em Educação por parte da Microsoft, através do Programa Partners in Learning, tendo sido anunciado um investimento de 250 Milhões de dólares a nível mundial nos próximos cinco anos.

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