Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Partido Ecologista “Os Verdes” considera que «o que a Ministra do Ambiente quer fazer à Reserva Ecológica Nacional é crime ambiental».
 
Hoje, na Comissão parlamentar de Ambiente, “Os Verdes” confrontaram a senhora ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território com a intenção que já manifestou de acabar com a Reserva Ecológica Nacional (REN).
 
A deputada Heloísa Apolónia manifestou estupefação pelo facto da ministra do Ambiente demonstrar não conhecer o regime da REN, quando o caracterizou apenas como um regime de minimização de riscos naturais, «o que “obrigou” a deputada ecologista a ler a legislação e os diferentes regimes da REN, de 1983, 1990 e 2008, que revelam inclusivamente um dos objetivos centrais da REN que é o de contribuir para a conectividade e para a coerência ecológica da rede fundamental de Conservação da Natureza».
 
Ainda assim, segundo “Os Verdes”, «a senhora Ministra desvalorizou a importância da REN, tendo demonstrado que é sua real intenção destruir este regime de proteção, o que é inaceitável na perspetiva do PEV e deve merecer uma forte contestação por parte dos ambientalistas e ecologistas».
 
“Os Verdes” consideram, em comunicado a que o Sul Informação teve acesso, que «esta ânsia de destruição de regimes de proteção do território demonstra a forma como o Governo desvaloriza o património natural, a preservação dos ecossistemas e a necessidade de uso regrado dos recursos naturais».

«A pretexto da desburocratização e da simplificação de processos a Ministra do Ambiente prepara-se para cometer verdadeiros crimes ambientais, como acabar com a REN, aligeirar o regime de Avaliação de Impacte Ambiental, ou aprovar um novo regime de arborização e rearborização que liberaliza a plantação de eucalipto, só para dar alguns exemplos. Não se trata de desburocratização nenhuma… trata-se de fragilizar completamente o nosso enquadramento legal de proteção ambiental e retirar o obstáculo do ambiente da frente de interesses poderosos em jogo!», dizem ainda.
 
«Afinal não restam dúvidas: o Ministro da Economia diz que as regras ambientais constituem um obstáculo à industrialização (leia-se ao poder económico) e a senhora Ministra do Ambiente pratica, inaceitavelmente, o que aquele membro do Governo diz… porque essa é a lógica de um Governo que tal como despreza o povo, despreza o ambiente! Pois, o que o PEV diz é que quer o povo, quer o ambiente são determinantes para uma economia sustentável e estruturalmente direcionada para o desenvolvimento», concluem “Os Verdes”.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

«Ideia» da Câmara e do CCMar para o Porto de Faro gera muitas questões, mas há poucas respostas

Não é um projeto, é «uma ideia», apesar de ter já passado para o

Sul Informação

CRIA da Universidade do Algarve participa em projeto de promoção de energias renováveis

O CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve

Sul Informação

Crianças da Culatra recebem prémios por ilustrações das pradarias marinhas da ilha

As 30 crianças da escola da Ilha da Culatra que participaram num projeto de