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Com as parcerias entre escolas dos diferentes Estados membros da União Europeia, os alunos – em especial os do ensino secundário – melhoraram consideravelmente as suas competências culturais e sociais, de tecnologias de informação e línguas estrangeiras. Esta é a principal conclusão de um novo estudo da Comissão Europeia sobre o impacto das parcerias entre escolas em diferentes países.

Duas em cada três escolas consideraram que as parcerias melhoraram a sua imagem e 80% disseram que as mesmas reforçaram a sua dimensão europeia. As escolas defendem que os contactos com estabelecimentos de ensino de outros países permitiram-lhes estreitar os laços tanto a nível da própria escola como com as autoridades locais.

As parcerias em questão foram financiadas através do programa de intercâmbio Comenius, o equivalente ao programa Erasmus para o ensino básico e secundário.

Para muitas escolas de regiões remotas da União Europeia, as parcerias financiadas pelos fundos da UE constituem a única oportunidade que os alunos e professores têm de participar em projetos no estrangeiro. 85% das escolas abrangidas pelo estudo manifestaram a sua intenção de se candidatar a financiamento para estabelecerem parcerias no futuro.

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