Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Ruben Faria (KTM/Red Bull) subiu hoje ao 4º posto da geral, logo atrás do seu companheiro de equipa, o francês Cyril Despres, depois de ter terminado a 5ª etapa em 13º lugar.

Na tirada desta quarta-feira, que ligou Arequipa (Peru) a Arica (Chile), e teve um total de 411 km, dos quais 275 km de especial cronometrada, o melhor português voltou a ser Hélder Rodrigues (Honda), que cortou a meta em 8º e com esta prestação voltou a subir na tabela, para 12º.

Mas o melhor piloto português na Geral continua a ser o algarvio Ruben Faria. Com o resultado da etapa de ontem, tudo apontava para que Ruben Faria parasse cerca de 12 minutos à espera de Cyril Despres, mas uma estratégia diferente entre ambos os pilotos apanhou todos de surpresa e Ruben apenas teve que rolar e controlar os seus adversários mais diretos.

Esta reviravolta na estratégia coloca Ruben Faria numa posição privilegiada para apoiar Cyril Despres e, ao mesmo tempo, conseguir um bom resultado final. A geral é comandada por Olivier Pain (Yamaha), tendo David Casteu (Yamaha) em 2º, Cyril Despres (KTM) em 3º, e Ruben Faria (KTM) em 4º.

Na etapa de hoje, que ficou também marcada pela entrada da caravana no Chile, Paulo Gonçalves (Husqvarna) terminou em 14º e subiu para a 16ª posição da geral, enquanto Mário Patrão chegou em 28º, e ascendeu na tabela para 51º. Até à hora de publicação desta notícia ainda não havia informação sobre Bianchi Prata.

Ruben Faria considerou que «foi mais um bom dia para a equipa e principalmente para mim, pois subi mais um pouco na geral. A etapa era dura, com muito pó, pedras e algumas passagens de ribeiras. Consegui um bom ritmo desde o início, sempre sem arriscar, o que me garantiu não perder muito tempo para os primeiros».

«Continuo muito bem fisicamente e a minha KTM está cada vez melhor. Amanhã voltam outra vez as dunas, o que significa atenção redobrada na navegação», acrescentou.

Por sua vez, na sua página de Facebook, Hélder Rodrigues comentou: «Estou satisfeito. Consegui recuperar mais umas boas posições e fui dos primeiros a chegar ao final da especial. Esta foi uma etapa em que o cenário mudou radicalmente. Era um sector seletivo relativamente curto, mas com algumas partes bem complicadas. Vim muito tempo atrás do Farres e só na parte final consegui passar para a frente dele e ficar liberto do pó que a sua moto levantava».

Nos automóveis, esta 5ª etapa foi ganha pelo espanhol Nani Roma (Mini), tendo o português Carlos Sousa (Great Wall) terminado na 10ª posição. Apesar de tudo, o francês Stephane Peterhansel (Mini) mantém a liderança da Geral, enquanto Sousa é 11º.

Amanhã disputa-se a 6ª etapa entre Arica e Calama, que terá um total de 767 km dos quais 454 km de especial cronometrada.

Será uma etapa totalmente disputada em território chileno e que marca o regresso das dunas e do deserto de Atacama. A primeira moto irá para a estrada às 04h30 locais, 09h30 em Portugal Continental.

 

Classificação 5ª Etapa
1º Casteu, Yamaha 01:39:42
2º Pain, Yamaha 01:40:51
3º Pedrero, KTM 01:42:40
(…)
13º Ruben Faria, KTM 01:45:46

 

Classificação geral após a 5ª Etapa
1º Pain, Yamaha 11:51:29
2º Casteu, Yamaha 11:52:44
3º Despres, KTM 11:57:36
4º Ruben Faria, KTM 12:05:03

 

Veja todas as fotos do Dakar2013 na Fotogaleria em Destaque aqui ao lado (todos os dias são incluídas mais imagens) >>>>>

 

Atualizado às 19h56, acrescentando as declarações de Hélder Rodrigues.

Atualizado às 20h06, acrescentando a informação sobre Carlos Sousa.

 

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Rea arrasa em dia histórico marcado pela primeira vitória de uma mulher

A jornada deste domingo no Autódromo Internacional do Algarve começou de forma histórica, quando

Sul Informação

Pedro”Quique” Fraga vence prova de MiniGP no Kartódromo Internacional do Algarve

Pedro Fraga, mais conhecido por “Quique”, foi o grande vencedor da categoria de MiniGP,

Sul Informação

Mundial SBK: Rea vence nas Superbikes em dia marcado por acidente aparatoso [com fotos]

Jonathan Rea voltou a ser feliz no Autódromo Internacional do Algarve, ao vencer a