Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A comissária da União Europeia responsável pela Ação Clima, a dinamarquesa Connie Hedegaard, lançou hoje um concurso para projetos com baixas emissões de carbono que desafia as mentes criativas e inovadoras de toda a UE a testarem as suas iniciativas verdes. O concurso «Um mundo que me agrada» faz parte da campanha «Ação Clima» da Comissão Europeia intitulada «Um mundo que me agrada».

Connie Hedegaard disse que «o concurso é uma ótima oportunidade para ir além do debate sobre as alterações climáticas. Se apresentar um projeto, ajuda-nos a mostrar que construir um mundo de que gostamos com um clima de que gostamos é viável e possível financeiramente. E não tornará as nossas vidas aborrecidas e cinzentas».

Durante três meses, a partir de hoje, pode apresentar a sua própria história de sucesso em matéria de baixas emissões de carbono para o concurso «Um mundo que me agrada».

Serão analisados todos os projetos, grandes ou pequenos, provenientes de particulares ou organizações sedeadas num Estado-Membro da UE, desde que o seu objetivo principal seja a redução das emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa.

Estes projetos podem consistir numa bicicleta elétrica que serve para transportar mercadorias; num processo de produção inovador que reduz as emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa e as faturas de eletricidade; edifícios ou soluções de aquecimento sustentáveis.

Em toda a Europa, existem inúmeros exemplos práticos de um modo de vida com emissões de carbono reduzidas que ajudam o clima e melhoram a nossa qualidade de vida. O concurso «Um mundo que me agrada» tem por objetivo constituir uma plataforma para dar a conhecer estes projetos e distinguir os mais criativos, práticos e eficazes.

Em maio e junho, os visitantes do sítio Web da campanha http://world-you-like.europa.eu/pt/ poderão votar na iniciativa mais criativa e inspiradora de entre as selecionadas.

Dos dez projetos mais populares, um júri presidido por Connie Hedegaard selecionará três vencedores, que serão agraciados na cerimónia de entrega de prémios Sustainia, em Copenhaga, em outubro de 2013, organizada pelo parceiro de campanha, a iniciativa Sustainia, uma iniciativa internacional de sustentabilidade – liderada por Arnold Schwarzenegger – cuja ação é desenvolvida em prol da identificação e aclamação de soluções práticas e disponíveis.

A campanha centra-se especialmente em cinco países – Bulgária, Itália, Lituânia, Polónia e Portugal. Nestes países, os vencedores nacionais verão os seus projetos figurar numa campanha publicitária nacional no outono de 2013.

 

Antecedentes da campanha:

O concurso faz parte da campanha «Um mundo que me agrada com um clima de que gosto». Desde o seu lançamento em outubro de 2012, a campanha atraiu mais de 20 000 seguidores nas redes sociais e mais de 130 parceiros oficiais, incluindo autoridades públicas, organizações não governamentais, instituições académicas e empresas.

Tem por finalidade dar destaque a soluções existentes eficazes em termos de custos para alcançar o objetivo da UE de reduzir em 80-95 % as emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa até 2050, bem como incentivar novas soluções.

 

Mais informações sobre a campanha e o concurso, incluindo critérios de seleção, estão disponíveis no sítio Web da campanha e através do Facebook e Twitter.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Quercus pede ao Governo que interrompa a pesca de sardinha por 15 anos

A associação ambientalista Quercus quer que o Governo siga as recomendações científicas do Conselho

Sul Informação

«Ideia» da Câmara e do CCMar para o Porto de Faro gera muitas questões, mas há poucas respostas

Não é um projeto, é «uma ideia», apesar de ter já passado para o

Sul Informação

CRIA da Universidade do Algarve participa em projeto de promoção de energias renováveis

O CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve