Inês Oliveira e Joaquim Ventosa foram os jovens vencedores da 2ª Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, realizada em São Brás de Alportel, no passado dia 13.
Organizada a nível distrital pelo município de São Brás de Alportel, através da coordenação da Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, esta semifinal regional contou com a participação de mais de uma centena de jovens provenientes de toda a região do Algarve e previamente selecionados numa 1ª fase.
Esta 2ª fase distrital do Concurso Nacional de Leitura foi composta por duas provas escritas e uma prova oral de leitura.
Os participantes do 3º ciclo do ensino básico tiveram como desafio as leituras de Maria Teresa Maia Gonzalez “A Sara mudou de visual” e de Ondjaki “ A bicicleta que tinha bigodes”, enquanto os estudantes do ensino secundário tiveram pela frente as leituras de Mário de Carvalho “A inaudita guerra da Avenida Gago Coutinho” e “A viagem do elefante”, de José Saramago.
Ao fim de uma tarde recheada de emoções e expetativas, os grandes vencedores foram Inês Oliveira, da Escola E B José da Maia, em Olhão, e Joaquim Ventosa da Escola Secundária de Loulé, em Loulé.
Estes dois jovens serão os representantes de toda a região na Final desta 7ª edição do Concurso Nacional de Leitura, prevista para o final de maio de 2013, em local a definir.
Na categoria de 3º ciclo, o 2º lugar foi atribuído a Jorge Barbas, do Colégio Internacional de Vilamoura, em Loulé, e o 3º lugar a Ana Cavaco, da Escola EB Santo António, de Faro.
O 2º lugar na categoria de ensino secundário foi conquistado por Raquel Silva, da Escola Secundária Jorge Augusto Correia, de Tavira e o 3º lugar por Mariana Brazão, da Escola Secundária de Albufeira, em Albufeira.
A 7ª edição do Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura – em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, com a Rede das Bibliotecas Escolares e visa “estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário“.