Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os munícipes de Loulé entregaram mais de 6 toneladas de óleos alimentares usados para reciclagem durante o ano de 2012, anunciou hoje a Câmara local.

A autarquia implementou, em 2011 e 2012, uma rede de contentores (oleões) para recolha deste tipo de resíduo, tendo sido instaladas 60 unidades, em todo o concelho, que permitiram a recolha de 1,31 toneladas em cerca de três meses de 2011 e 6,05 toneladas em 2012.

O vereador do Ambiente Aníbal Moreno salienta que se trata de “uma iniciativa de extrema importância em termos ambientais, cujos resultados são bastante positivos, graças à colaboração dos munícipes”.

Deste modo, a Autarquia louletana apela para que os seus munícipes continuem a depositar os óleos alimentares usados nos oleões, devendo utilizar recipientes devidamente fechados.

Os óleos alimentares usados são um tipo de resíduo que representa um elevado risco ambiental, uma vez que quando depositados em aterro ou lançados para a rede de esgotos, provocam impactos altamente negativos, nomeadamente o entupimento das canalizações e filtros das estações de tratamento de águas residuais, comprometendo o seu correto funcionamento e consequente contaminação das linhas de água superficiais e subterrâneas (lençóis freáticos).

Os óleos alimentares usados são utilizados para a produção de biodiesel, pelo que esta ação de reciclagem cumpre uma dupla função.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

«Ideia» da Câmara e do CCMar para o Porto de Faro gera muitas questões, mas há poucas respostas

Não é um projeto, é «uma ideia», apesar de ter já passado para o

Sul Informação

CRIA da Universidade do Algarve participa em projeto de promoção de energias renováveis

O CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve

Sul Informação

Alunos de Vila do Bispo vencem concurso nacional de “Ideias para Mudar o Mundo”

A turma do 5ºB da Escola EB 2/3 de São Vicente de Vila do