Os municípios de Vila do Bispo (Algarve) e Reguengos de Monsaraz (Alentejo) anunciaram hoje que também vão aderir à “Hora do Planeta”, que se assinala no sábado, dia 23, a nível mundial, para alertar para a necessidade de mudança de atitude perante as alterações climáticas, anunciou hoje a autarquia.
No caso de Reguengos de Monsaraz, a intenção é contribuir com uma ação positiva em defesa do planeta e valorizar o conceito de astroturismo e a reserva Dark Sky Alqueva.
Assim, no sábado, entre as 20h30 e as 21h30, vai ser desligada a iluminação do edifício dos Paços do Município e do Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.
No concelho de Vila do Bispo, serão desligadas as luzes dos Paços do Concelho, Centro Cultural, Armazém Municipal, Arquivo Municipal e o Centro de Interpretação.
A Câmara Municipal apela também à população em geral para que adira a este ato simbólico, desligando em suas casas, se possível, as luzes, a televisão, o computador, o despertador, ou qualquer outro eletrodoméstico.
A Hora do Planeta é um evento global da rede World Wildlife Fund (WWF) que convida pessoas, empresas, governos e comunidades a desligarem as luzes das suas casas, edifícios e monumentos durante uma hora contra o aquecimento global e para se atingir um modo de vida mais sustentável. O apagão mundial dura 60 minutos, entre as 20h30 e as 21h30.
Criada em 2007 em Sidney, a iniciativa é assinalada em todas as grandes metrópoles de todos os continentes, tendo registado uma adesão em 2012, de 152 países e territórios.
Em Portugal, 97 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como foi o caso do Mosteiro dos Jerónimos.