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O Porto de Portimão vai receber até final de abril mais nove escalas de navios cruzeiros, que se juntarão às que os navios «Boudicca» e «Fram» já efetuaram no início do mês. Ao todo, são onze escalas só em abril, que irão trazer a Portimão «um total superior a seis mil passageiros e cerca de três mil tripulantes», anunciou a autarquia local.

«Destaque no dia 14 de abril para a escala inaugural do luxuoso navio boutique “Tere Moana”, da companhia Paul Gaugin Cruises, com 100 metros de comprimento e capacidade para 90 passageiros e 60 tripulantes, seguindo-se no dia 16 o regresso do “Boudicca” (Fred Olsen), que transporta 900 passageiros e uma tripulação de 363 elementos», realçou a Câmara de Portimão, numa nota de imprensa.

A 17 de abril está previsto que o navio “Silver Spirit” (Silversea) com 564 passageiros e 375 tripulantes lance âncora na cidade algarvia, enquanto no dia seguinte estará no Porto de Portimão o “Star Clipper” (Star Clippers), com uma lotação de 170 passageiros e 58 tripulantes.

No dia 22 será a vez do “Seabourn Sojourn” (Seabourn), que transporta 450 passageiros e 335 tripulantes, seguindo-se no dia 23 de abril o “Rotterdam” (1318 passageiros e 620 tripulantes) e no dia 28 o “Ryndam” (1266 passageiros e 618 tripulantes), ambos pertencentes à frota da companhia Holland America Line.

As duas últimas escalas deste mês estarão a cargo do “Royal Clipper” (Star Clippers) no dia 29, com 228 passageiros e 106 tripulantes, e do “Thomson Dream” (Thomson Cruises) no dia 30 de abril, transportando 1494 passageiros e 615 tripulantes.

«Ao longo deste ano, estão previstas para o Porto de Portimão mais de 50 escalas e cerca de 35 mil passageiros, o que representará um crescimento de 53 por cento face ao ano passado», acrescentou a autarquia portimonense.

 

Estudo para desenvolvimento do Porto de Portimão adjudicado ao LNEC

A Câmara de Portimão anunciou que já foi adjudicado um estudo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil para avaliação do projeto de desenvolvimento do Porto de Portimão.

Um trabalho que tentará, sobretudo, aferir «os efeitos espectáveis na hidrodinâmica do estuário do rio Arade e nas infraestruturas marginais, pela implementação de um canal de navegação com 250 m de largura útil, pelo aprofundamento do canal, que passará dos atuais 8 m ZH para os 10 m ZH, e ainda pelo alargamento da bacia de rotação frente ao cais comercial, dos atuais 300 m para os 500 m de diâmetro».

«Este estudo deverá estar pronto em junho próximo, habilitando as autoridades portuárias para a prossecução dos projetos de investimento previstos, os quais permitirão um crescimento sustentado das escalas e do número de passageiros no Porto de Portimão, que poderão chegar aos 250 mil pessoas por ano, através da receção de navios com capacidade superior a 2.500 passageiros», ilustrou a autarquia.

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