O português David Vaz (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas) e a estoniana Marju Kivi (LivePlace by Palegessos/Bicicletas Santiago) venceram este domingo a Maratona de Alte, terceira corrida pontuável para a Taça de Portugal de Maratonas (XCM) Sport Zone.
O minhoto David Vaz aproveitou a ausência de Tiago Ferreira, vencedor das duas maratonas anteriores, para se impor perante toda a concorrência na prova de 87,5 quilómetros e para assumir o comando da classificação masculina, tanto na categoria absoluta como na de elite. O vencedor da corrida deste domingo completou o percurso em 3h32m42s.
Outro ciclista natural do Minho e, tal como David Vaz, antigo profissional de estrada, José Rodrigues (Haibike/Soniturismo/Bike World), foi o segundo classificado, a 1m12s.
O campeão nacional de maratonas, Rúben Almeida (Pedal Sempre/Movenotícias/Cortec), ainda a recuperar dos problemas de saúde que lhe condicionaram os resultados no início de temporada, fechou o pódio, a 1m22s do primeiro classificado.
No setor feminino prosseguiu o domínio das corredoras oriundas da Estónia. Marju Kivi foi a vencedora, cumprindo os 66,3 quilómetros da prova de senhoras em 3h08m59s, menos 16 segundos do que a campeã portuguesa, Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI), segunda classificada.
A estoniana Maaris Meier (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), vencedora das duas anteriores provas pontuáveis, teve, desta vez, de contentar-se com o terceiro lugar, a 2m59s da compatriota. Este resultado permitiu a Maaris Meier a manutenção da liderança da Taça de Portugal, tanto em elite, como na classificação absoluta feminina.
Entre os veteranos, destacou-se Francisco Anjos (BTT Clube de Chaves), que foi o melhor na categoria de masters 30, destronando Nuno Inácio (Haibike/Soniturismo/Bike World) do comando da geral desta categoria. José Rosa (Ser e Parecer Team) foi o melhor master 40, reforçando a liderança nesta categoria.
Também o master 50 Adelino Cruz (BTT Loulé/BPI) aproveitou a Maratona de Alte para ganhar e cimentar o lugar cimeiro na geral. Elisete Lopes (Clube Xelb) impôs-se entre as veteranas, mas Juliana Lopes (BTT Seia), terceira na corrida algarvia, assumiu o comando.
O BTT Loulé/BPI, a correr em casa, venceu por equipas.
A quarta prova pontuável para a Taça de Portugal de XCM Sport Zone é a Maratona de Vila do Conde, agendada para o dia 26 de maio.