O Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República vai questionar o Governo sobre os problemas detetados e exigir a adoção de medidas de apoio à atividade agrícola na região algarvia.
Estas perguntas ao Governo surgem depois dos contactos realizados com os produtores agrícolas e associações de agricultores do Algarve, feitos por uma delegação do PCP, integrando o deputado algarvio Paulo Sá, membros da Direção Regional do Algarve e autarcas da CDU.
Essa delegação comunista esteve reunida, na sexta-feira, dia 26, com produtores agrícolas do concelho de Silves, e com a Junta de Agricultores da Várzea de Benaciate.
Nestes contactos, a delegação do PCP pôde constatar as sérias dificuldades que os produtores agrícolas enfrentam. Aos «aumentos brutais» do preço da eletricidade – resultantes do aumento do IVA de 6% para 23% e da liberalização do mercado de energia e da progressiva extinção das tarifas reguladas – somam-se os aumentos dos adubos e produtos fitossanitários.
Paralelamente, «o preço de comercialização de muitos produtos agrícolas tem vindo a diminuir, levando à quebra acentuada dos rendimentos dos agricultores e ao consequente abandono da atividade agrícola», denunciam os comunistas.