Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Universidade do Algarve organizou uma campanha marinha de experimentação científica, denominada AcouticRobot’13, para demonstrar a utilização de veículos robotizados na medição e predição da poluição acústica em regiões de grande tráfego marítimo.

A iniciativa, que decorreu em maio, ao largo de Sesimbra, na zona do canhão de Setúbal, teve ainda a participação do Centro de Investigação Tecnológico do Algarve (CINTAL), da empresa Marsensing Lda., da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), do Instituto de Engenharia e Sistemas de Computação do Porto (INESC TEC) e do Centro de Investigação Naval (CINAV) da Marinha Portuguesa.

A campanha utilizou um veleiro da Marinha Portuguesa, um planador subaquático SOLCUM, operado pelo INESC TEC, o veleiro Robot FASt, produzido e operado pela FEUP, e diversos dispositivos de telemetria acústica.

O AcouticRobot’13 decorreu no âmbito dos projetos Robonoise (financiado pelo QREN) e COGNAT (financiado pela FCT) que pretendem estudar a utilização de dispositivos acústicos instalados em robôs submarinos para monitorizar a poluição acústica dos oceanos.

Além disso, esses dispositivos podem ser usados para localizar fontes sonoras, comunicar de baixo de água, realizar operações de tomografia acústica e estudar o fundo dos oceanos.

O resultado deste trabalho pode ser visualizado em http://youtu.be/rDkRjbzJGj0.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Investigadores do CCMar descobrem que peixes usam urina para reduzir violência

Um grupo de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMar), da Universidade do

Sul Informação

«É interessante perceber como os peixes estão adaptados ao seu ambiente»

Nascida em Coimbra, Anabela Maia é professora universitária e investigadora na Eastern Illinois University,

Sul Informação

Há novos dados sobre o Jurássico de Peniche

Um estudo internacional em que participou Luís Vítor Duarte, docente e investigador da Faculdade