Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Porto de Faro continua a bater recordes em movimentação de carga e a ser um dos pilares exportadores da economia regional do Algarve.

No 1º semestre de 2013, o Porto de Faro cresceu 25% em comparação com o período homólogo do ano anterior, tendo sido movimentadas 195.067 toneladas de carga, indicam os dados da autoridade portuária.

Os principais produtos movimentados foram os Cimentos e o Ferro e Aço, exportados para o norte de África e Cabo Verde, bem como o Atum, proveniente das armações offshore existentes ao largo do Algarve e transportado para o Extremo Oriente, nomeadamente para o Japão.

O crescimento registado mantém-se em consonância com as previsões que os Portos do Algarve tinham para 2013 relativamente ao Porto de Faro, e que decorrem de um trabalho regular de proximidade que tem vindo a ser realizado com os operadores portuários e empresas de exportação.

Ao afirmar-se como uma alavanca de desenvolvimento regional, pelo reforço das exportações e pelo aprofundamento das relações com o norte de África e as Ilhas Atlânticas, o Porto de Faro aguarda pelos investimentos que conduzirão a um incremento da capacidade de resposta e melhoria da competitividade portuária do Algarve.

Essas melhorias passam pela ampliação dos cais, ampliação dos terraplenos de parqueamento de cargas e beneficiação do pavimento, realização de dragagem de manutenção da barra, canal de acesso e bacia de manobra, ligação do ramal ferroviário ao porto, melhoria do equipamento de movimentação de cargas, gruas e pórticos, beneficiação das áreas de armazenagem coberta, instalações e equipamentos portuários e criação de uma Zona de Atividades Logísticas, na área do porto.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Ministra desvaloriza «ultraje» de Faro por causa de cerimónia em Olhão, por surgir numa «época especial»

«Estamos numa época especial das nossas vidas e especialmente das vidas autárquicas». Esta é,

Sul Informação

Festival F junta músicos portugueses de várias gerações em três dias de concertos

Estarão presentes alguns dos mais badalados nomes da nova música portuguesa, como Agir, Cuca