Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Muita «expetativa» e «vontade de desenvolver soluções tecnológicas que possam vir a beneficiar a economia do Mar algarvio» resultaram da Conferência «Desafios Tecnológicos do Mar algarvio», que a Câmara de Faro e a Maralgarve promoveram, na passada quinta-feira, na Universidade do Algarve.

O seminário juntou dezenas de entidades públicas, investigadores e empresas, que aproveitaram a oportunidade para ficar a conhecer alguns projetos internacionais «no domínio da prestação de serviços de informação estatística, alertas e previsões marítimas».

Segundo a Câmara de Faro, esta foi a primeira vez que projetos dos diferentes países representados  (Portugal, Espanha, Itália e Irlanda), foram apresentados em simultâneo, o que conferiu um caráter «inédito» à iniciativa. No final, a organização sentiu que se «congregaram expetativas e vontades» em torno do Mar algarvio.

O seminário foi patrocinado pela empresa IBM, no âmbito do restrito projeto «Smarter Cities Challenge», para o qual o município de Faro foi escolhido em 2012. «Tal como afirmou o Presidente da IBM nesta mesma Conferência, os seus organizadores apostam na qualidade dos trabalhos de investigação e nas competências existentes no meio universitário, de modo a poder colocar ao serviço das empresas novos instrumentos para que melhorem as suas condições de sucesso e rentabilidade empresarial», enquadrou a autarquia.

Faro (e o Algarve) começa agora a beneficiar do estatuto de parceiro do projeto Smarter Cities, embora, oficialmente, este programa apenas deva começar em setembro, depois de apresentado o relatório de base sobre a economia do mar algarvio, que um grupo de altos quadros da empresa multinacional vai elaborar, depois de fazer o diagnóstico da região. Esta conferência também fez parte dos trabalhos preparatórios atualmente em curso.

«Foi assim lançado o debate relativamente às oportunidades que as novas tecnologias e o acesso a um amplo leque de dados estatísticos e informações poderão trazer a um mais eficiente, rentável e sustentável aproveitamento dos nossos recursos marinhos», resumiu a autarquia.

«Conscientes de que faltará ainda muito trabalho e muito mais envolvimento por parte da iniciativa empresarial, o Município de Faro e a Maralgarve continuam a apostar nos conhecimentos e sugestões que a IBM tem trazido às reuniões mantidas com os mais diversos Institutos e Serviços Públicos, bem como no envolvimento que continuam a manter com esses mesmos Serviços, de modo a poder vir a avaliar das condições de operacionalizar e lançar para o mercado novas ideias de negócios e elementos de trabalho para as empresas já existentes», conclui a Câmara de Faro.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Farol da ilha da Culatra é «um monumento vivo» e quer que toda a gente o saiba

Os 220 degraus que é necessário vencer para chegar ao cimo do Farol do

Sul Informação

Montenegro pede legislação ao Governo para limitar estacionamento de transferes

Steven Sousa Piedade, presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, quer que o Governo