Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Núcleo Museológico de Santa Justa, em Alcoutim, vai acolher a recriação de uma aula nos anos 60/70, numa viagem ao Estado Novo e ao modelo escolar então em vigor, esta quinta-feira, às 21 horas. Esta é uma proposta do «Projeto Alcoutim», que pretende mostrar como decorria uma aula naquele tempo, «desde o Hino Nacional no início da lição ao uso da palmatória!».

«É uma proposta de Serão para pais e filhos onde haverá a oportunidade de ouvir o testemunho de uma professora que iniciou a sua carreira em 1964», acrescentou o «Projeto Alcoutim». Nesta recriação, nem sequer faltará a revisão da matéria, feita pela professora.

A iniciativa, que irá decorrer mensalmente até outubro, também tem por objetivo «valorizar o património cultural material e imaterial e fazer com que as pessoas do Monte de Santa Justa se apropriem de um espaço que é seu e o mostrem ao visitantes e amigos e ainda que façam dele um espaço de convívio e Serões temáticos», segundo a Delegada Regional da Associação Portuguesa de Museologia e coordenadora do «Projeto Alcoutim» Maria Luísa Francisco

O Núcleo Museológico de Santa Justa fica situado entre Martinlongo e Alcoutim, existindo sinalética indicativa na estrada que liga as duas localidades.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

“Alcoutim Com Vida” a muita música

O evento “Alcoutim Com Vida” vai levar muita música, sempre às quartas-feiras, às 22h00,

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Castro Marim e que lições foram tiradas?

Castro Marim foi o último concelho visitado pelo governador civil José de Beires, regressando

Sul Informação

Criação de uma Hemeroteca Digital do Algarve está a votos (e todos podem ajudar)

A Hemeroteca Digital do Algarve, que quer ser a salvaguarda de todos os periódicos