Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sardinha assada na brasa, acompanhada por um bom arraial popular, artesanato e uma voltinha de carrinho de choque. Para a sobremesa, doçaria regional ou uma barrigada de rir com uma peça de teatro. E para digerir, um medronho ou uma visita calma ao museu. Estas são algumas das propostas da animação de agosto em Portimão.

Ou seja, entre 1 e 11 de agosto, Portimão celebra o seu principal ícone gastronómico  e por toda a cidade o clima é de festa, aliada ao aroma da tradicional sardinhada que promete abrir o apetite a toda a gente.

Além das deliciosas sardinhas assadas, acompanhadas da batata cozida e da salada à algarvia, a comer nos restaurantes da cidade, ao longo da Zona Ribeirinha de Portimão existem vários polos de atração para miúdos e graúdos durante estas 11 noites, dos divertimentos infantis à animação musical, complementados com as propostas culturais da Casa Manuel Teixeira Gomes, do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão e do Museu de Portimão.

 

A sardinha é rainha

Acabada de pescar e colocada nas brasas previamente preparadas pelos especialistas dos mais tradicionais restaurantes de Portimão, a sardinha assada será sempre a rainha da festa, acompanhada pelo melhor pão caseiro e pela típica salada à algarvia.

 

Arraial popular

Na antiga Lota, a partir das 21h00, o folclore e a música popular encherão de alegria o espaço da festa, com o seguinte programa: dia 1- Rancho Folclórico da Ladeira do Vau e Fernando Pereira; dia 2 – Cláudio Rosário; dia 3 – Rancho Folclórico da Ladeira do Vau e Rosa Martins; dia 4 – Ilídio Jesus; dia 5 – Rancho Folclórico da Figueira e Pedro Silva; dia 6 – Ritmo Jovem; dia 7 – João Paulo Cavaco; dia 8 – Rancho Folclórico da Figueira e Pedro Silva e Rita Melo; dia 9 – Duo Vítor e Edgar; dia 10 – Rosa Martins; dia 11 Ilídio Jesus.

 

Antiga Lota com artes e sabores tradicionais

No interior da antiga Lota, estará patente uma mostra de artes e sabores regionais com entrada gratuita, na qual é possível adquirir artesanato, bijuteria, aguardente de medronho, doçaria e muitos outros produtos, enquanto numa tenda ao lado decorre mais uma Feira do Livro de Portimão, que funciona entre as 19h00 e as 24h00 e propõe as últimas novidades e edições mais antigas.

 

TEMPO – Teatro Municipal de Portimão

Acutilante comédia interpretada pela primeira vez em 1977 por Raul Solnado, “Isto é que me dói” ganhou o estatuto de um clássico no meio teatral português.

Este espetáculo pode ser visto até final de agosto no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, numa encenação de Francisco Nicholson e interpretação de José Raposo, Joel Branco, Joaquim Nicolau, Sara Barradas, Fátima Severino, Miguel Raposo e Ricardo Raposo, com sessões às quintas, sextas e sábados, a partir das 22h00.

No Café Concerto do TEMPO, está patente uma exposição de fotografia e instalação sonora da autoria de Nuno Borges e Rui Gonçalves, cujo tema é o corpo e a sua ligação com a terra, a qual pode ser vista às terças e quartas das 14h00 às 19h00 e de quinta a sábado entre as 14h00 e as 22h00.

 

Casa Manuel Teixeira Gomes

Na Casa Manuel Teixeira Gomes, espaço cultural totalmente dedicado à vida e obra deste escritor e estadista, a exposição “A Arte como Libertação do Espírito” reúne as obras de diversos artistas locais, da pintura à dança, sem esquecer a música, a escultura, a pintura e a fotografia, podendo ser vista de segunda a sexta, das 10h00 às 23h00 e aos sábados e domingos entre as 17h00 e as 23h00.

 

Minifeira de verão

Com início às 19h00, uma minifeira de verão anima as noites dos mais novos, com carrosséis, pistas de carros, insufláveis e muitas outras diversões que fazem as delícias dos mais pequenos, proporcionando bons momentos em família.

 

Museu de Portimão

No Museu de Portimão, a exposição “Portimão – Território e Identidade” homenageia a cidade que durante largas décadas viveu da atividade piscatória e da indústria conserveira, mantendo viva a memória coletiva.

Podem ainda ser vistas as exposições temporárias “Férias de Verão – Latas de 1001 cores” (a partir de 1 de agosto) e “Arte com Lata” (a partir de 3 de agosto), sendo que o Museu de Portimão abre portas à noite, na terça-feira das 19h30 às 23h00 e de quarta-feira a domingo, entre as 15h00 e as 23h00.

No Posto de Turismo de Portimão, a funcionar no edifício do TEMPO, encontram-se ao dispor todas as informações sobre o Município de Portimão e as propostas desta Festa da Sardinha, que conta com os patrocínios do Continente, Galp Energia, Delta e Super Bock, além das parcerias da Etic_algarve e da Sultempera.

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Sul Informação

Animação desportiva marca Verão na Praia Grande em Ferragudo

Um campo de voleibol, de livre utilização, ou aulas de fitness e yoga são

Sul Informação

Portimão recebe «maior concentração» de carros Porsche «de sempre»

A primeira edição do “Iberian Porsche Meeting” passa pelo Autódromo Internacional do Algarve, em