Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Afonso Dias vai apresentar esta sexta-feira o seu CD de Originais «Fado Aleixo» no Clube Farense, na Rua de Santo António, em Faro, às 22h30. Este é o oitavo álbum de originais do artista há muito radicado no Algarve e faz regressar os poemas de António Aleixo ao mundo do fado tradicional.

O fado tradicional foi uma arte que «o mais criativo e sagaz dos poetas algarvios» também explorou. «Porque Aleixo cantava o fado. E tocava guitarra portuguesa», ilustra organização do evento numa nota de imprensa.

«Foi António Aleixo que elevou a voz do povo às alturas de uma arte maior e foi essa arte que o impôs como figura superior da cultura portuguesa», continua, considerando que este poeta popular também foi «talvez o mais moderno e, seguramente, o mais interventivo socialmente» entre os seus pares.

Fado Aleixo é um projeto que Afonso Dias acalentava há vários anos e que agora se concretiza mercê do apoio da Direção Regional da Cultura do Algarve, da Fundação INATEL e dos Municípios de Lagoa, Loulé, Castro Verde e S. Brás de Alportel. O disco é editado pela associação «Bons Ofícios» e é um trabalho de Afonso Dias e a Sopa dos Pobres.

O mentor do projeto Afonso Dias é um autor e cantor que integrou o movimento da balada de intervenção, foi fundador do GAC – Grupo de Ação Cultural e «continua a cantar e a dizer poesia onde é preciso».

sulinformacao

Também poderá gostar

Bombeiros sapadores de Faro anamadeira

Faro: Incêndio consome sucata e detritos em Vale da Venda

Um incêndio, durante esta madrugada, nas instalações da empresa Ambitrena, em Vale da Venda,

igreja de são pedro faro tela

Tela da Igreja de São Pedro já está restaurada e pode ser apreciada por todos

A tela bicentenária, que emoldura o Altar de Nossa Senhora da Vitória, na Igreja

Dama P+® de Mim_corpodehoje festival de artes peformativas de Tavira|N-¦ 3 -JANEIRO - CACHOPO - OS LOBOS

“Video Lucem”, “Klaxon” e “Jazz nas Adegas” dão as boas vindas a 2018

O espetáculo de novo circo “Klaxon”, mais um cine-concerto do “Video Lucem” e uma