Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O muro do Estádio Municipal de Quarteira e o túnel sob a Avenida Mota Pinto são os espaços que os artistas de rua da cidade de Quarteira podem utilizar para fazerem graffiti, segundo o protocolo que a Câmara Municipal de Loulé assinou com a Policromia – Associação Cultural, no âmbito do Projeto Mancha Branca.

Este protocolo surge depois de, em 2010, a autarquia ter rescindido com o então Grupo Policromia e define que a área de atuação da associação passa a ser mais vasta e os seus objetivos mais ambiciosos.

O Município de Loulé considera que «os jovens devem ser incentivados para a prática artística, proporcionando-lhes a devida aprendizagem, segundo sãos princípios e técnicas adequadas, e reconhece que a Policromia pode dar um importante contributo para a valorização artística e cultural dos jovens».

Assim, através do protocolo, a autarquia autoriza a Policromia a utilizar os Espaços Graffiti definidos na cidade de Quarteira, ou seja o muro do Estádio Municipal de Quarteira e o túnel sob a Avenida Mota Pinto, que estão identificados com placas. De futuro, poderão ser incluídos novos espaços.

Em contrapartida, a Policromia propõe-se a promover os graffiti como forma de arte expressiva, estimular o interesse pela criação artística, incentivar o espírito de entreajuda responsável e consciente, explorar novos meios de expressão, alertar que existem espaços inutilizados que através do graffiti podem dar cor à cidade e incentivar os jovens a praticar o seu gosto pela arte, de forma correta, sem cometerem atos de vandalismo ou degradação do património público e/ou privado.

A Policromia não está autorizada a efetuar quaisquer alterações estruturais nos espaços abrangidos pelo presente protocolo e assume total responsabilidade pelos conteúdos expostos, que serão exclusivamente artísticos, não sendo permitidos conteúdos moral ou socialmente incorretos.

A Policromia tem como fim dinamizar a cultura na região do Algarve, tendo como base o concelho de Loulé, com possível expansão para os restantes pontos do país.

Os seus objetivos passam pela criação, experimentação, inovação e desenvolvimento das artes visuais, performativas, sonoras e os seus cruzamentos, divulgação e o conhecimento de obras de criadores contemporâneos e das novas linguagens emergentes, produção, curadoria e apresentação de exposições, produção de eventos relacionados com as artes em geral e colaboração, nomeadamente, através de coproduções entre outras instituições e criadores portugueses e estrangeiros.

Faz ainda parte das iniciativas desta associação a formação acompanhada baseada em residências de criação, a realização de serviços educativos, tais como visitas guiadas, workshops e conferências, promovendo a interdisciplinaridade e o contacto destes com outros artistas e instituições culturais nacionais e internacionais com vista à troca de ideias e intercâmbio de iniciativas.

sulinformacao

Também poderá gostar

INFRAMOURA-Mobilidade Eletrica

Funcionários da Inframoura fazem leituras de contadores em viaturas elétricas

Quase 16 mil leituras de contadores de água são apuradas todos os meses pelos

Ricardo J. Martins [cartaz] (2)

Ricardo J. Martins dá concerto de guitarra portuguesa em Querença

Ricardo J. Martins vai dar um concerto de guitarra portuguesa no próximo dia 13

igreja de são pedro faro tela

Tela da Igreja de São Pedro já está restaurada e pode ser apreciada por todos

A tela bicentenária, que emoldura o Altar de Nossa Senhora da Vitória, na Igreja