A campeã nacional de maratonas BTT, Celina Carpinteiro (Ouribike/Ouriquense), mostrou este domingo, na Curia, que também é uma especialista no ciclismo de estrada, sagrando-se campeã nacional de fundo na categoria de elite, impondo-se ao cabo dos 118,2 quilómetros da principal corrida de atribuição dos títulos femininos.
As restantes campeãs nacionais são a júnior Ana Silvestre (Clube Xelb, de Silves), a cadete Beatriz Lopes (Ouribike/Ouriquense) e a veterana Teresa Fernandes (Clube Xelb). Ou seja, foi o pleno para as atletas do Sul do país.
A corredora algarvia precisou de 3h34m48s para cobrir os 118,2 quilómetros, que foram cumpridos à média de 33,017 km/h.
Daniela Reis (ACD Milharado), que se revelara a melhor ciclista na derradeira etapa da Taça e no Campeonato Nacional de Contrarrelógio, foi a segunda classificada, com o mesmo tempo da vencedora. Ester Alves (CDC Navais/Póvoa de Varzim) foi a terceira, a 50 segundos.
As juniores cumpriram 79 quilómetros, que também não foram suficientes para separar as duas melhores desta categoria.
Ana Silvestre e Ana Tomás (BTT Seia) chegaram juntas à meta, com vitória da corredora algarvia, que gastou 2h24m50s, a que corresponde uma média de 32,727 km/h. Ana Inácio (Ouribike/Ouriquense) foi a terceira classificada, a 7m25s das duas primeiras.
Beatriz Lopes conseguiu superiorizar-se a toda a concorrência com um tempo de 1h47m32s para os 59,6 quilómetros da corrida de cadetes, tendo terminado com uma média de 33,255 km/h. A 45 segundos chegou Andreia Alves (ACD Milharado), no segundo posto, e a 3m28s Soraia Silva (Anicolor), fechando o pódio.
O Clube Xelb, além de ganhar em cadetes, dominou também na categoria de veteranas, conquistando os dois primeiros postos.
Teresa Fernandes sagrou-se campeã nacional, depois de percorrer os 59,6 quilómetros em 1h47m31s, à média de 33,260 km/h.
A colega de equipa Elisete Sousa foi a segunda classificada, a 3m05s, o mesmo tempo que gastou a terceira classificada, Célia Vieira (UC Leiria/Plastidom).