A exposição “Ossos que contam história” está patente desde hoje no Museu Municipal de Tavira – Núcleo Islâmico, onde pode ser visitada até dia 25 de janeiro, de terça-feira a sábado, entre as 10h00- 12h30 e as 14h00-17h30.
Esta exposição vem no seguimento de uma anterior – Quando os Ossos Revelam História – concebida, há cerca de seis anos, no Centro de Investigação em Paleoecologia Humana e Arqueociências, do extinto Instituto Português de Arqueologia.
Em resultado do interesse de diferentes instituições (museus, autarquias, escolas, associações locais, entre outras) e do apoio de uma fundação privada renasce uma nova exposição, agora, com o título “Ossos que Contam História”.
Esta pretende efetuar a divulgação científica e patrimonial de um tema, raramente, contemplado na museologia portuguesa: os ossos dos animais na arqueologia.
De um modo didático procura-se dar a conhecer, entre outros aspetos, o esqueleto de peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves, o seu modo de locomoção, a sua dentição…
Ao mesmo tempo, serão mostrados ossos e objetos procedentes de intervenções arqueológicas realizadas, no concelho de Tavira, dando a conhecer o vasto e diverso património da cidade.
A exposição foi inaugurada no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que se assinalam este fim de semana.