Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Autoridade Marítima do Porto de Olhão levantou um auto de notícia relativo à construção de um heliporto, sem licença e por iniciativa popular, na Ilha da Culatra. Até agora, esta foi a única autoridade que tomou alguma atitude sobre a construção da infraestrutura, feita ao arrepio da lei.

Terá sido no seguimento de um comunicado lançado pelo Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza (LPN Algarve) que a Capitania do Porto de Olhão registou oficialmente a construção do heliporto, segundo avançou esta quarta-feira o jornal «Público». Uma medida que não terá, só por si, qualquer consequência.

Segundo o Sul Informação apurou, o auto de notícia é feito pela Autoridade Marítima e enviado a diversas entidades com responsabilidade na matéria. Mas a capitania não tem poder para embargar ou multar os responsáveis pela construção do heliporto, competências reservadas às autoridades do ambiente ou à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Também não fica claro quem ou que entidade é visada no auto de notícia. O nosso jornal tentou contactar o comandante do Porto de Olhão Luís Duarte, para esclarecer o teor do auto, mas tal não foi possível por este se encontrar ausente da capitania e «incontactável» numa cerimónia oficial durante o dia de hoje.

Assim, não é ainda certo que sejam tomadas medidas pelas autoridades competentes, como a LPN Algarve exigiu há cerca de duas semanas, pouco depois de a população da Ilha da Culatra se ter unido e construído o heliporto.

Na altura, a dirigente da Associação de Moradores da Ilha da Culatra justificou a construção da infraestrutura com razões de segurança, já que este servirá «apenas para fazer face a situações de emergência», nomeadamente a evacuação rápida de pessoas com problemas de saúde agudos.

A LPN Algarve criticou sobretudo a passividade das entidades oficiais perante uma obra que avançou aos olhos de todos, sem qualquer autorização.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Polis já pôs areia na Praia dos Cavacos, mas grosso da intervenção só continua após o Verão

Para já, foram colocados cerca de 2500 metros cúbicos (m3) de areia na Praia

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,

Sul Informação

Polícia Marítima elabora cinco autos em fiscalização a mariscadores na Ria Formosa

A Polícia Marítima de Faro elaborou cinco autos de notícia a apanhadores/mariscadores, na sequência