Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Hêrnani Duarte Maria, da produtora Paradoxon, é o convidado especial da V Mostra de Cultura Fílmica na Universidade do Algarve, que vai decorrer no dia 3 de maio.

O realizador e produtor algarvio vai falar na palestra de abertura com o tema «A Música no Cinema», marcada para as 9h30, no Anfiteatro Paulo Freire da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), no Campus da Penha.

Integrado na iniciativa nacional «7 dias com os Media», o evento irá dedicar-se por completo à sétima arte, tendo como tema «A importância da Música (e da sua falta) no Cinema». A mostra integra-se no âmbito da Unidade Curricular de Cultura Fílmica.

De seguida, por volta das 11h00, ainda no Anfiteatro Paulo Freire, terá lugar o evento sobre «O Musical Burlesco», em que será feita uma apresentação (acompanhada de excertos dos filmes) dos três géneros escolhidos: “Cabaret” (1972), “Chicago” (2002) e “Burlesque” (2010). O foco irá para a contextualização não só das obras mas também dos autores, fazendo ligações entre os filmes, desde diferenças a semelhanças e inspirações.

À tarde, o programa começa a partir das 15h00, com a visualização de fragmentos do filme “A Morte em Veneza” de Luchino Visconti, seguidos de comentário.

Os temas abordados serão o perigo da busca da beleza e do sublime, a natureza da arte e a passagem do tempo. Todos estes os assuntos estabelecem uma unidade narrativa com a 3ª e 5ª Sinfonia de Mahler e Pour Elise de Beethoven.

Às 17h00, serão exibidos excertos do filme “Os Pássaros”, de Alfred Hitchcock, seguidos de uma discussão sobre a ausência de música nesta película.

No final do debate sobre a obra de Hitchcock, ou seja por volta das 18h00, será realizado um leilão de cartazes de filmes, cedidos pelo Cineclube de Faro, e em que os lucros reverterão para esta mesma instituição, que apoia as iniciativas da Universidade do Algarve de forma regular.

Os eventos a decorrer durante toda a tarde terão lugar no Anfiteatro José Saramago, no Complexo Pedagógico da Penha.

Para finalizar este dia, por volta das 21h30, irá ser exibido o filme “No Direction Home” de Martin Scorsese, no Pátio das Letras. Para uma breve introdução à obra, estará presente Carlos Rafael Lopes, diretor do Cineclube de Faro.

Durante todo o dia, está ainda programada a exibição ininterrupta de videoclips no Pátio da ESEC.

Este evento, inserido nos trabalhos práticos da opção do curso de Ciências da Comunicação, da ESEC, em colaboração com o Grupo de Investigação em Estudos Fílmicos do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, o Cineclube de Faro e o Pátio das Letras, é aberto a toda a comunidade, não sendo necessária qualquer inscrição prévia para a participação nas atividades.

sulinformacao

Também poderá gostar

estadio-algarve-GD5|obras-centro de estagio-estadio do algarve-GD5|marchas

Faro voltava a construir Estádio Algarve, mas Loulé tinha de pensar melhor

Estádio Algarve está «no limite da sua utilização», mas falta criar «valor acrescentado» no
dislexia|prof alexandra reis investigação dislexia ualg

Entender a dislexia em adultos é “missão” de investigadores algarvios

Grupo de Neurociências Cognitivas de centro de investigação da Universidade do Algarve quer perceber
arqueologia vale de boi

Campanha arqueológica em Vale do Boi está no terreno com “ajuda” de alunos internacionais

Alunos de uma escola internacional de arqueologia de campo estão a participar, ao longo