A música «Grândola Vila Morena», de Zeca Afonso, vai ser cantada hoje, quarta-feira, às 22 horas no Largo de São Pedro, em Faro, e será o mote para uma manifestação pela demissão do Governo, mas também para um evento cultural.
Vários artistas da região, entre músicos, atores e poetas já confirmaram presença nesta iniciativa convocada por diversas entidades, entre as quais sindicatos e associações de cidadania.
A União de Sindicatos do Algarve (Usal) e outros sindicatos, a CIVIS, a comissão algarvia do Congresso Democrático das Alternativas e o coletivo «Que se lixe a Troika!», são algumas das estruturas que subscreveram a convocatória para este evento.
No campo cultural, já confirmaram a presença na iniciativa Mário Spencer, Mauro Amaral, Rui Cabrita, «Smente» e o grupo «Trovas Campestres». Mas a organização espera a presença de outros artistas.
O evento desta noite terá como mote «Pela demissão do Governo, para cumprir Abril», numa referência aos 39 anos da revolução de 1974, que se celebram amanhã.
A música «Grândola Vila Morena» foi usada pelos Capitães de Abril como senha, na madrugada do dia 25 de Abril, para confirmar o avanço da revolução.