Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Casa Santos Lima – Companhia das Vinhas SA é a próxima empresa a instalar-se no Parque Empresarial de Tavira. Para isso, assinou com a empresa municipal EMPET – Parques Empresarias de Tavira um contrato de compra e venda de um lote, para a instalação desta produtora vinícola.

A Casa Santos Lima, cumprindo o seu plano de expansão para outras regiões vitivinícolas de Portugal, com o objetivo de diversificar o seu portefólio de vinhos portugueses, decidiu apostar na Região do Algarve, mais concretamente na Região Demarcada de Tavira, uma das regiões de Portugal com maior visibilidade internacional e com excelente aptidão para a produção de vinhos de qualidade.

«Esta aposta, que pretende retomar a tradição vitivinícola da Região, cria um polo produtivo e ao mesmo tempo, atrativo em termos de Enoturismo», salienta a EMPET.

Para João Pedro Rodrigues, presidente da EMPET, “desde o início das negociações, não tivemos dúvidas da importância deste projeto para a consolidação do Parque Empresarial de Tavira, sendo igualmente um impulso e um estímulo significativo para o desenvolvimento económico do concelho de Tavira e do Algarve. Acresce que a atividade da Casa Santos Lima enquadra-se claramente no objetivo de captar empresas com enfoque nas áreas da Economia do Mar, Agro-indústria e Turismo. Neste sentido, tudo fizemos para fixar este investimento no nosso concelho.”

O plano de expansão e desenvolvimento projeta a plantação, a curto prazo, de cerca de 2,7 hectares de vinha, que irão acrescer à plantação já existente.

De forma a maximizar a qualidade dos vinhos a produzir, a Casa Santos Lima irá também construir a sua própria adega na Região, onde será edificado um edifício destinado à vinificação, armazenamento e apoio administrativo.

José Luís Santos Lima Oliveira da Silva, presidente da Casa Santos Lima, salientou, por seu lado, que “tendo o plano de expansão a Região de Tavira como centralidade, foi uma feliz coincidência ter encontrado no concelho uma infraestrutura empresarial que reúne as nossas exigências de investimento. A localização, as excelentes condições e benefícios que o Parque Empresarial oferece, conjugado com a flexibilidade de ocupação, corresponderam aos objetivos de instalação da Casa Santos Lima.”

O investimento associado a este acréscimo de produção vitivinícola deverá elevar-se a cerca de 150 mil euros, enquanto o investimento nas novas instalações para produção de vinho deverão elevar-se a cerca de 400 mil euros, estando previsto em reforço sazonal a criação de 12 postos de trabalho.

A Casa Santos Lima prevê já para 2014 o lançamento dos primeiros vinhos Tinto e Rosé.

 

Sobre a EMPET – Parques Empresariais de Tavira EM

A EMPET foi criada em Dezembro de 2002 e tem como missão criar uma cidade ativa com grande interatividade com o meio envolvente, a nível local, nacional e internacional. Introduzir um pulsar ativo na cidade, um fator de ativação do desenvolvimento empresarial, cultural e económico e da visibilidade da região.

Estatutariamente tem como primeiro objetivo a promoção e a execução das obras de infraestruturas em dois loteamentos de natureza empresarial, cuja iniciativa de criação se deveu à Câmara Municipal de Tavira.

Nesses Parques Empresariais deverão ser instalados as Feiras e Mostras temáticas num, e noutro, a instalação de empresas, prioritariamente dos sectores da economia do Mar, Agro-indústria e Turismo.

 

Sobre a Casa Santos Lima

A Casa Santos Lima, com sede no concelho de Alenquer, foi fundada em 1991 para dar continuidade à atividade vitivinícola da família Santos Lima, iniciada no virar no final do século XIX por Joaquim Santos Lima, na época um dos maiores produtores e exportadores de vinhos portugueses.

No entanto, só em 1996 teve início o engarrafamento e dos seus vinhos, até à data comercializados a granel.

Hoje, com mais de 200 hectares de vinha, a Casa Santos Lima é o principal produtor da região de Lisboa, representando mais de 30% do vinho certificado da região.

Com uma forte aposta na internacionalização da Casa Santos Lima, um dos maiores dinamizadores da exportação de vinho, exporta mais de 90% dos vinhos que comercializa para aproximadamente 40 mercados.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Águas do Algarve lança concursos para empreitadas nos concelhos de Albufeira e Castro Marim

A Águas do Algarve lançou dois concursos públicos no dia 6 de Julho, um

Sul Informação

Igrejas de Tavira abrem portas durante o Verão para proporcionar «Férias Ativas» aos jovens

Treze igrejas da cidade de Tavira vão estar abertas ao público até dia 30

Sul Informação

Centro Dual de Portimão lança quatro formações gratuitas para adultos

O Centro DUAL Portimão vai lançar em Julho quatro ações de formação de adultos