O primeiro concerto do ciclo “Música nas Igrejas” de 2014, no dia 4 de janeiro, às 18h00, na Ermida de São Sebastião, em Tavira, será dedicado ao lendário filme “Metrópolis”. A acompanhar a exibição da película muda de Fritz Lang, o pianista Luís Conceição irá interpretar ao vivo a banda sonora do filme, apresentando uma composição original.
“Metrópolis”, do realizador alemão Fritz Lang, estreou em 1926. Inovou pelos efeitos especiais avançados para a época e por se debruçar sobre uma temática polémica que envolve a relação tensa entre as classes do proletariado e do patronato.
A versão original julga-se ter tido cerca de três horas e meia de filme e, por isso, ao longo do tempo, para facilitar a sua distribuição e apresentação em salas de cinema, o filme tem sido reduzido drasticamente. Assim, cerca de uma hora de filme encontra-se perdido, sendo que a informação relativamente à ação é constantemente atualizada através de legendas que aparecem sobre um fundo branco.
O acompanhamento ao piano propõe um revivalismo da técnica do cinema mudo, onde este instrumento tinha um papel preponderante na criação das atmosferas musicais dos filmes.
Desta feita, a banda sonora desta recriação de “Metrópolis” baseia-se em três conceitos fundamentais: Música Original (Luís Conceição), Música Erudita e Improvisação.
O programa “Música nas Igrejas” é uma organização da Academia de Música de Tavira e conta com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, das Pousadas de Portugal e da Rádio Gilão.