Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O piloto algarvio Ruben Faria, 2º classificado no Dakar 2013, irá estar de novo presente na partida da grande prova sul-americana, aos comandos da renovada KTM 450 Rallye.

Após 12 vitórias consecutivas no Dakar, a KTM apresenta em 2014 uma Rally totalmente renovada e com importantes alterações face ao modelo anterior.

Trata-se de uma moto que pretende continuar a senda vitoriosa da marca austríaca na mais importante maratona do TT mundial e com a qual Ruben Faria encara a prova. Uma moto desenvolvida ao longo de todo o ano de 2013 e que se mostra com a mais séria candidata à vitória final no Dakar 2014.

Ruben Faria colaborou de forma ativa no desenvolvimento desta nova moto, máquina que considera bem mais adequada ao seu estilo de condução que o modelo anterior, que mais não era que uma adaptação das anteriores 690, que venceram entre 2007 e 2010 – a prova não se realizou em 2008 – antes de serem substituídas pelas 450, ao abrigo do novo regulamento surgido em 2011, que limitou a cilindrada máxima dos motores das motos aos 450cc.

«Esta moto é mais leve, mais estreita e muito mais fácil de conduzir. A KTM fez um trabalho fantástico nesta nova evolução de Rally, tornando-a muito mais fácil de conduzir e naturalmente menos cansativa», disse Ruben Faria, face à moto que vai utilizar no Dakar 2014 e com a qual vai tentar oferecer à marca a 13ª vitória consecutiva, numa competição onde as marcas europeias dominam desde 1999.

Se o peso e as dimensões são importantes, também no motor a KTM renovou por completo e seguiu as atuais tendências em termos de tecnologia, especialmente ao nível da alimentação do propulsor, agora feita por um sistema de injeção eletrónica, ao invés do anterior carburador conhecido no modelo anterior.

«Com a injeção ganhamos em termos de resposta do motor e naturalmente em termos de consumos. Os atuais sistema permitem uma utilização mais eficaz do combustível e com isso conseguimos ganhar igualmente no desenho dos depósitos, agora mais estreitos, o mesmo se passando com o quadro, igualmente mais estreito. Tudo foi feito a pensar na utilização eficaz e na rapidez do conjunto», acrescentou o piloto português.

Mas o que mais impressiona Ruben Faria é a nova torre de instrumentos totalmente construída em carbono, material compósito que permite ganhar igualmente peso, e esteticamente marca esta KTM Rally.

«É simplesmente fantástica a torre de instrumentos. Olhar para ela é um regalo e marca sem dúvida o conjunto, especialmente quando retiramos a carenagem dianteira. Se me pedirem para destacar uma peça da moto, é sem dúvida a torre de instrumentos. É simplesmente linda!».

Ruben Faria e toda a equipa da KTM está já em Rosário, na Argentina, onde decorrem as verificações técnicas e administrativas do Dakar 2014, com a localidade a ser também o palco de arranque para uma edição do Dakar que se avizinha dura e muito discutida.

A prova disputa-se de 4 a 18 de janeiro, com partida de Rosário, na Argentina, e chegada a Valparaíso, no Chile, depois de passar também pela Bolívia.

 

ESPECIFICAÇÕES KTM RALLY 2014

–       Novo motor com 449.3cc, a quatro tempos e árvore de cames à cabeça
–       Injeção eletrónica de combustível Keihin com corpos de 44mm
–       Embraiagem hidráulica, caixa de seis velocidades, motor de arranque elétrico
–       No quadro tipo treliça mais estreio e rígido, construído em cromo-molibdênio
–       Guiador em alumínio
–       Nova forquilha de suspensão de 48mm e amortecedor traseiro com novo sistema de ligação
–       Roda dianteira de 21 polegadas e traseiro da 18
–       Disco de travão dianteiro com 300mm e traseiro com 240mm
–       Novos depósitos dianteiros mais estreitos e depósito traseiro adicional
–       Capacidade de combustível: 33 litros
–       Altura do assento 960mm
–       Peso a seco: 140kg
–       Nova torre de instrumentos construída em carbono

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Ruben Faria estreia-se em nova modalidade no Raid TT de Góis

O piloto Ruben Faria, que começa 2017 com mais responsabilidades dentro da estrutura da

Sul Informação

Azinhais da Albufeira Racing Team fez 7º lugar na 10ª etapa da Africa Eco Race

Alexandre Azinhais, piloto da Albufeira Racing Team, terminou a 10ª etapa da Africa Eco

Sul Informação

Alexandre Azinhais da Albufeira Racing Team abandonou a Africa Eco Race

O piloto Alexandre Azinhais, da Albufeira Racing Team, abandonou esta manhã, à partida para