Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O filme «A História de um Erro», realizado por Joana Barros da Associação Viver a Ciência e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, vai ser apresentado no dia 31 de Janeiro, às 21h00 no Centro Cultural de Lagos, no âmbito do celebração 5º aniversário do Centro Ciência Viva de Lagos.

O filme conta a história da Paramiloidose, também conhecida como “Doença dos Pezinhos”, uma doença genética rara que se manifesta na idade adulta, normalmente por volta dos 30 anos, e é fatal em poucos anos.

Durante muitas gerações, este foi um destino inelutável, ninguém sabia que doença era aquela e ninguém podia ajudar. Mas, em 1939, Corino de Andrade, recém-chegado de Berlim, encontrou uma doente no Hospital de Santo António com um quadro clínico enigmático que ele decidiu compreender.

Essa doente iria levá-lo até Vila do Conde, onde ele encontraria muitas outras pessoas com os mesmos sintomas. Pela primeira vez, começava-se a perceber a verdadeira magnitude do problema.

Corino de Andrade passaria os 13 anos seguintes a estudar os doentes de Vila do Conde e da Póvoa do Varzim, até que, em 1952, publica, na revista Brain, aquela que seria a primeira descrição da Paramiloidose, intitulada A Peculiar Form of Peripheral Neuropatia.

Aí descrevia que os doentes tinham os nervos severamente danificados e cobertos por depósitos de uma substância amilóide de origem desconhecida. O seu trabalho lançou as bases de uma frutífera investigação sobre a doença, que rescreveria para sempre o destino dos seus portadores.

O conhecimento desta nova entidade clínica, Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF) como ele a batizou, levou a que outros focos da doença começassem a ser encontrados: Suécia, Japão, Maiorca, Brasil, Estados Unidos… A PAF tornou-se assim num interesse da comunidade científica internacional.

Em Portugal, Corino de Andrade criaria o Centro de Estudos de Paramiloidose (CEP), onde coexistiam clínica e a investigação lado-a-lado. Reunindo à volta da PAF uma série de entusiastas neurologistas, bioquímicos, matemáticos e geneticistas, o CEP foi-se tornando numa referência mundial.

Em 1978, Pedro Pinho Costa descobriria a origem do amilóide que se depositava nos nervos. Era composto pela proteína Transtirretina, uma molécula produzida no fígado que é responsável pelo transporte de vitamina A e uma hormona da tiróide no sangue.

Alguns anos mais tarde, Maria João Saraiva descreveria o erro genético que afeta aquela proteína e é responsável pela doença. Uma minúscula alteração genética que torna a Transtirretina instável e com tendência para se agregar na forma de amilóide.

Este conhecimento está na base de todas as terapias desenvolvidas para a PAF e desde logo permitiu começar a fazer testes pré-sintomáticos a familiares de portadores.

Esse mesmo teste, quando aplicado no embrião, por um método desenvolvido por Filipa Carvalho e Alberto Barros, da Faculdade de Medicina do Porto, permite ainda oferecer aos portadores de Paramiloidose a possibilidade de não passarem a doença aos seus filhos.

«A História de um Erro» é um misto de tudo isto, de histórias de portadores, familiares, médicos, assistentes sociais, cientistas e dirigentes associativos, que ganham significado umas nas outras, para ajudar a compreender o impacto individual, familiar e social desta a doença.

 

Joana Barros
Estudou Genética Molecular no Kings College London e fez o doutoramento em Biologia Celular no Institute of Cancer Research, no Reino Unido.

No âmbito do seu trabalho de pós-doutoramento na VAC, realizou várias iniciativas com o objetivo de promover a diversidade no mundo científico. Nomeadamente, produziu o caderno «Profissão: Cientista – retratos de uma geração em trânsito» e o livro «Vidas a Descobrir – Mulheres cientistas do mundo lusófono».

Assumiu a coordenação da VAC em 2008. Mais recentemente realizou o documentário «A história de um erro», sobre a Paramiloidose.

 

Informações
Organização: Centro Ciência Viva de Lagos no âmbito do seu 5º Aniversário
Projeção e Apoio: Centro Cultural de Lagos
Realização: Joana Barros, 2013
Documentário, 61 minutos
Data: 31 de Janeiro de 2014
Entrada gratuita
Estacionamento gratuito no Parque do Anel Verde, mediante a apresentação do bilhete do espetáculo na receção.

“A história de um erro” (Teaser_1) from Associação Viver a Ciência on Vimeo.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Correlação entre os fenómenos extremos dos Fogos e da Seca preocupa especialistas

Um projeto piloto para tirar partido da colheita de água da chuva em linhas

Sul Informação

Homem que tentou violar mulher em Lagos detido pela Polícia Judiciária

Um homem de 22 anos que terá tentado violar uma mulher em Lagos «no

Sul Informação

Lagos tem «inovador e célere método de pagamento» das faturas da água

Quem for pagar as faturas da água à Câmara de Lagos já tem, à