Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mais duas igrejas algarvias foram classificadas pelo Governo como monumentos de interesse público, segundo portarias ontem publicadas em Diário da República.

Trata-se da igreja de São Pedro, em Faro, que remonta a 1518, “consistindo então numa pequena capela fundada pelos pescadores residentes no bairro da Ribeira”, e foi reedificada pela Ordem de Santiago na segunda metade do século XVI.

O outro templo também classificado é a Igreja de São José do Hospital ou do Espírito Santo, em Tavira, “um exemplar raro no Algarve de igreja barroca de planta octogonal, seguindo a tipologia da igreja lisboeta do Menino de Deus”.

Ao todo, as portarias ontem publicadas em DR classificaram seis igrejas e uma capela em vários pontos do país: a igreja matriz de Borba, dedicada a Nossa Senhora das Neves do Sobral, e ainda a igreja de São Bartolomeu, no mesmo concelho, ambas no distrito de Évora, a igreja de Santa Susana, em Alcácer do Sal (Distrito de Setúbal), a igreja de Nossa Senhora da Purificação,em Olival (Ourém, distrito de Santarém), e ainda a capela funerária de Nossa Senhora da Piedade, anexa à nave principal da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Mogofores (Anadia, Aveiro).

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

casadasvirtudes_070 (1)

Tavira recebe o “Corpo de Hoje”

O “Corpo de Hoje” – Festival de Artes Performativas de Tavira realiza-se de 17

tspe-vp-culatra-08

Ciclo «The sardine photo experience» estreia-se na Tertúlia Algarvia com fotos de Vítor Pina

A Tertúlia Algarvia, restaurante e espaço cultural na Vila-Adentro de Faro, vai receber, ao