Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Torneio Internacional de Vela do Carnaval arranca este sábado, dia 1 de março nas águas de Vilamoura. Com 40 anos de existência, a competição reunirá velejadores de todas as idades, oriundos dos vários clubes do país e também de alguns clubes internacionais.

Envolvendo três centenas de participantes, a prova de Vilamoura confirma-se mais uma vez como a maior festa da vela em Portugal.

Há quem tenha começado a vir ao Torneio de Vilamoura para competir na frota de Optimist, classe de iniciação da vela e que agora, muitos anos depois, venha participar em Dart. São velejadores cujos percursos e histórias confundem-se com a própria história do Torneio de Carnaval.

É o caso de Tomás Barreto, sobrinho do famoso velejador olímpico Nuno Barreto, que vai estar mais uma vez em Vilamoura.

O jovem do Clube Naval de Cascais conquistou há poucos dias a medalha de bronze na edição 2014 da Regata Sail the Gulf, em Doha, no Qatar.

Em relação à prova algarvia, Tomás Barreto sabe que nada será fácil. «Estou à espera de muita competição em Vilamoura. Continuo a minha preparação para o campeonato nacional e depois espero qualificar-me para as grandes provas internacionais, nomeadamente o europeu e o mundial», afirmou o velejador, em vésperas de viajar para o sul do país.

É por isso que a direção do CIMAV, clube organizador do Torneio, gosta de falar, com orgulho, em «encontro de gerações». Para Valentim Costa, presidente do clube, «a presença de velejadores dos 8 aos 80 anos, que representam todos os clubes nacionais, acaba por ser o reconhecimento da importância que a prova do Carnaval conquistou no coração da vela em Portugal».

Além das equipas da Irlanda e Inglaterra, também a Suíça estará representada em Vilamoura por duas tripulações da classe 420. Os suíços preferiram inscrever-se na prova de Vilamoura, em vez de rumarem a Cádis, onde decorre a Semana Olímpica da Andaluzia.

Para assinalar as comemorações dos 40 anos, a organização quer ter este ano um festival náutico «na sua plenitude». Além da vela, irão realizar-se competições de surf, bodyboard e paddle, na praia da Falésia. Pela primeira vez, estas modalidades estarão associados ao Torneio de Vela do Carnaval, reunindo entre 50 a 70 praticantes.

O Torneio Internacional de Vela do Carnaval realiza-se até dia 3 de março e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Turismo de Portugal – Algarve, Lusort, Marina de Vilamoura, Inframoura e Junta de Freguesia de Quarteira.

As melhores imagens do dia, entrevistas com os vencedores e os momentos mais emocionantes das competição podem ser acompanhados, diariamente, através da página do facebook do CIMAV.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Velejadores do Ginásio Clube Naval de Faro disputam Mundial de Optimist na Tailândia

Guilherme Cavaco e William Risselin, velejadores do Ginásio Clube Naval de Faro, partem hoje,

Sul Informação

Volta ao Algarve à Vela disputa-se em Julho

A Volta ao Algarve à Vela, a mais importante regata algarvia, regressa às águas

Sul Informação

Velejadores de Faro e Portimão sagram-se Campeões de Portugal de Juvenis

Os velejadores algarvios Guilherme Cavaco, do Ginásio Clube Naval de Faro, e Beatriz Gago,