Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O 1º Curso de Cuidados Paliativos em b-learning (avançado) do Algarve começou esta quarta-feira, 12 de março, numa organização da Administração Regional de Saúde do Algarve, através do Núcleo de Formação Profissional e da equipa comunitária de suporte em Cuidados Paliativos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Sotavento.

Esta ação de formação de nível B pós graduada e com patrocínio científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), irá decorrer entre os meses de março e agosto.

Conta com a participação de 15 formandos, entre médicos, enfermeiros e psicólogos, que trabalham nas várias unidades funcionais dos três Agrupamentos de Centros de Saúde da Região, tendo como principal objetivo reforçar o conhecimento específico nesta área destes profissionais de saúde e contribuir para o alargamento da prestação deste tipo de cuidados na Região.

No decorrer da sessão inicial da formação, esta quarta-feira, o presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve destacou a importância da aposta deste organismo na realização da inovadora ação formativa para a Região do Algarve.

Moura Reis lançou ainda o desafio a este grupo de profissionais para que, no final desta formação, se sintam capacitados e motivados para constituir e integrar equipas de cuidados continuados integrados de cuidados paliativos e assim alargar a oferta da prestação deste tipo de cuidados e apoio nos três ACES da Região.

O curso terá a duração de 192 horas de formação à distância, através da plataforma moodle, e 28 horas em formação presencial, distribuídas por quatro sessões de sete horas, tendo como coordenadora pedagógica Fátima Teixeira, médica especialista em Medicina Geral e Familiar, mestre em Cuidados Paliativos e coordenadora da Equipa Comunitária de Cuidados Paliativos do ACES Sotavento.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

In Loco inicia projeto piloto para criar Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve

A Associação In Loco vai realizar um projeto piloto no Algarve, a partir de

Sul Informação

PCP quer que Governo esclareça falta de medicamentos para Esclerose Múltipla no CHA

O Partido Comunista quer que o Governo esclareça se há falta de medicamentos para

Sul Informação

Rastreio da Voz Artística chega a Faro para ajudar algarvios a “manter” o seu aparelho vocal

O Rastreio Nacional da Voz Artística vai chegar ao Algarve. Nos dias 8 e