Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma ciclovia, mais estacionamento e zonas de passeio e estadia vão ser criadas na estrada marginal que liga a localidade tavirense de Santa Luzia ao empreendimento Pedras d’el Rei e à Praia do Barril. A Sociedade Polis Ria Formosa já lançou o concurso público para a empreitada de «Requalificação Paisagística da Marginal entre Pedras d’el Rei e Santa Luzia», em Tavira, uma obra que deverá custar cerca de 600 mil euros.

Com esta intervenção, pretende-se organizar o espaço adjacente à zona lagunar, ao longo da marginal de Santa Luzia, «um local com grande utilização no verão, por residentes e visitantes, nacionais e estrangeiros, que se caracteriza actualmente por uma utilização desordenada, cuja pressão gera conflitos de uso», que interferem com a Ria Formosa.

Junto ao empreendimento de Pedras d’el Rei, a zona por onde se acede à Praia do Barril, «propõe-se a materialização de uma pequena praça, com alguns equipamentos de apoio à estadia e o acesso ao cais de embarque, o que permitirá a entrada de veículos de emergência e de manutenção».

«Ao longo do passeio marginal, propõe-se um perfil transversal com eixo viário, seguido de estacionamento automóvel, provido de caldeiras de árvores para sombreamento, e de uma faixa para instalação de mobiliário urbano e de sebes arbustivas. Adjacente a esta faixa é proposta uma ciclovia e, junto ao talude existente, é proposta uma zona de circulação pedonal em calçada, definindo assim o limite do passeio marginal», descreve a Sociedade Polis Ria Formosa, numa nota de imprensa.

Segundo aquela entidade, nas zonas em que não há largura suficiente para construir todos estes elementos, será dada primazia à ciclovia, por ser pedonal e ciclável e ao estacionamento, em detrimento dos passeios, mobiliário urbano e caldeiras de árvores. «Deste modo, assegura-se a utilização ordenada do espaço e protege-se a zona lagunar adjacente, conseguindo-se todo o conforto com a definição dos diferentes usos e com o uso da vegetação que irá proporcionar o sombreamento necessário», acredita a Polis.

A Sociedade Polis vai receber propostas para a execução desta obra até ao dia 28 de abril, seguindo-se a sua avaliação, os variados trâmites legais e consequente adjudicação da empreitada, que está prevista para o segundo semestre deste ano. A partir desse momento, o vencedor terá 240 dias, cerca de seis meses, para concluir a intervenção.

«A inaugurar no decurso de 2015, a requalificação da Marginal Pedras d’el Rei – Santa Luzia permitirá a melhoria das condições de fruição de um importante espaço de encontro entre os cidadãos e um dos seus elementos patrimoniais e ambientais mais valiosos, a Ria Formosa, salvaguardando o conforto dos utilizadores e contribuindo igualmente para uma mais eficaz preservação dos valores naturais», conclui a mesma entidade.

 

Saiba aqui mais sobre a obra da marginal de Santa Luzia a Pedras d’El Rei.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa escolhe o Algarve

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa em 2017 escolhe

Sul Informação

Carros do Aeroporto invadem Montenegro, mas solução não descola

A situação não é nova e parece não ter solução à vista: o estacionamento

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são