O projeto de execução da última fase da Circular Norte de São Brás de Alportel foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara na passada semana, com o objetivo de dar continuidade à Fase 3.1, atualmente em curso.
Esta é a última etapa da construção de uma infraestrutura que permite concluir o anel de acessibilidades ao núcleo urbano da vila, um investimento fundamental para a melhoria da circulação de trânsito e para a renovação da imagem urbana do concelho.
A Circular Norte, concluída na sua totalidade, constitui o principal eixo de ligação entre a variante sul, a Estrada Regional 270 e a Estrada Nacional n.º2, e, além de melhorar as condições de acesso ao centro urbano, vem contribuir para evitar congestionamento nas vias de circulação, aumentar a funcionalidade nas deslocações e reduzir a sinistralidade rodoviária, aumentando a segurança e qualidade de vida dos cidadãos.
Com um custo base de 941 mil euros, acrescido de IVA, esta obra consiste na construção do último troço desta via, com 710 metros, duas faixas de rodagem em cada sentido, separador, passeio e ciclovia, bem como todas as infraestruturas complementares de drenagem, rega e iluminação pública.
A execução desta obra encontra-se, no momento, condicionada à aprovação da candidatura apresentada a fundos comunitários geridos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. Após a consignação deverá estar concluída no prazo de nove meses.