Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

“O Enigma de Sagres” de Jorge M. Fazenda, vencedor da 2ª edição do prémio literário book.it/ ASA 2013, vai ser apresentado, no próximo dia 29 de março, às 15h30, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo.

Esta obra, cujo cenário principal é Sagres, parte da ideia da existência de um pacto secreto entre Hitler e Salazar durante o período da II Guerra Mundial, um drama silencioso, e uma intriga internacional que pode modificar o curso daquele conflito…

A história começa em Cádis, no ano de 1938, onde um navio português lança amarras no porto ali existente. Está em missão altamente confidencial, dado que leva a bordo uma carga secreta. Leva também um oficial desconfiado, Eduardo, que contra ordens superiores desembarca numa cidade devastada pela guerra civil espanhola. Só consegue sair de lá vivo por milagre – e com a ajuda da bela Francisca.

Em 1940, Eduardo retira-se da marinha e instala-se em Sagres, onde refaz a sua vida como faroleiro. Aqui espera alcançar uma vida tranquila. Mas naquele ano a europa ainda estava em guerra e Portugal insistia em ser neutral.

Contudo nada parecia importunar a paz de Eduardo. Até ao dia em que é confrontado com o espectro da 2ª Guerra Mundial, mesmo à frente dos seus olhos, ao largo do Forte de Beliche, vê a torre negra de um submarino. E, pintada no metal, inequívoca, a cruz suástica dos nazis.

Na Marinha todos tentam abafar o caso. Mas Eduardo é tão teimoso como desconfiado. Suspeita que talvez Salazar esteja a fazer um jogo duplo, e a trair a aliança histórica com os ingleses. E decide investigar, mesmo correndo o risco de pôr em perigo a mulher que ama… sobretudo quando a PIDE começa a apertar o cerco ao antigo marinheiro.

Jorge M. Fazenda nasceu em Lisboa em 1948, foi comissário de bordo da TAP e todos os anos passa férias na Vila de Sagres. Durante anos conciliou os voos com a escrita, nomeadamente em jornais e revistas, dedicou-se também à política, sendo eleito, por duas vezes, presidente da junta de freguesia de Alcorochel – Torres Novas. Com interesses que vão da música à pintura, passando pelo teatro e pela fotografia, publicou em 2013 o seu primeiro romance.

Este evento insere-se no âmbito da iniciativa Feira do Livro promovida pela Câmara Municipal de Vila do Bispo que teve início no passado dia 24 de março e prolonga-se até ao dia 6 de abril.

Ainda no âmbito desta ação, o autor irá apresentar a sua obra aos alunos do 8º e 9º ano da Escola E.B. 2,3 de Vila do Bispo, no dia 28 de março, pelas 10h20.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Historiador admite que roubo do Pentateuco de Faro pode não ter acontecido

A História conta-nos que o Pentateuco, o primeiro livro impresso em Portugal, numa tipografia

Sul Informação

Plano Intermunicipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo aprovado pelo ICNF

O Plano Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, produzido pela Associação de Municípios

Sul Informação

Florbela Queiroz leva Revista à Portuguesa a Vila do Bispo

A atriz Florbela Queiroz vai trazer a Revista à Portuguesa a Vila do Bispo,