Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A chuva, hoje e amanhã forte, e depois passando a regime de aguaceiros, vai manter-se pelo menos até quinta-feira, dia 3 de abril, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera no seu site. É caso para dizer que se confirma o ditado «Abril, águas mil».

No entanto, sol aberto e sem nuvens, só haverá na segunda e na terça-feira da próxima semana, já que na sexta, sábado e domingo o céu ainda estará nublado.

Esta segunda-feira, segundo o site Meteofontes, no Algarve o dia será marcado pela ocorrência de períodos de chuva fraca a moderada, passando depois a regime de aguaceiros, que poderão ser fortes e acompanhados de trovoada. As temperaturas rondarão os 17ºC de máxima e os 12ºC de mínima.

O vento soprará fraco a moderado de Sul, tornando-se moderado a forte no litoral. No mar, a ondulação será de sudoeste com 1 a 1,5 metros e aumentando para os 2 metros, na costa Sul, e de oeste com 2 a 3 metros, rodando para sudoeste e aumentando para os 4 a 5 metros durante a tarde.

Para amanhã, prevê-se a passagem de uma superfície frontal com alguma atividade, deixando muita chuva em todo o país, podendo também ser acompanhada de trovoada e vento forte. As temperaturas serão similares às de hoje.

Na quarta-feira, a situação será de regime de aguaceiros, que poderão ser fortes e ainda acompanhados de trovoada.

Entretanto, todos os distritos do Continente estão sob Aviso Amarelo, pelo menos até amanhã às 23h59,devido à ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, vento moderado a forte de Sul, com rajadas até aos 80km/h, e ondulação na costa Ocidental com 4 a 5 metros de sudoeste.

 

Chuva é normal na Primavera algarvia

 

Bruno Gonçalves, meteorologista amador responsável pelo Meteofontes, explicou ao Sul Informação que «em princípio, esta chuva irá manter-se até quarta-feira» e que a «quinta-feira já será de melhoria considerável».

Quanto às razões da chuva, Bruno Gonçalves disse que «neste momento, temos uma depressão a oeste do território, o que causa esta instabilidade toda. Mas, a partir de quinta-feira o anticiclone dos Açores deverá retomar a sua posição mais normal (pelo menos durante uns dias) e deveremos ter uns dias de céu mais limpo».

O meteorologista sublinha que «esta é uma situação que acaba por ser normal para a época. Primavera não é sinónimo de calor e muito sol, como se quer fazer passar às vezes. É uma altura de transição do Inverno para o Verão, em que a atmosfera começa a aquecer, o que aliado a algumas depressões que ainda vão aparecendo, faz surgir alguns episódios mais instáveis e com chuva».

«Por alguma razão, a média de precipitação de Março e de Abril ronda os 40mm aqui para Faro, portanto, meses caracterizados por alguma chuva. Até Maio, tem uma média de 21mm (as “trovoadas de Maio”, como sempre ouvi…)», concluiu Bruno Gonçalves.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente