Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A percentagem de portugueses que não faz qualquer tipo poupança diminuiu cerca de 14% em relação a 2013, indica um inquérito recente do Cetelem.

Em 2013, 8,6% afirmava que não tinha por hábito colocar dinheiro de parte, valor que subiu para 22,2% no presente ano. O mesmo estudo indica ainda que o método de poupança preferido pelos portugueses é a transferência de dinheiro para conta a prazo (40%).

Um dado interessante revelado por esta análise é o facto da percentagem de portugueses que utilizam o Mealheiro Tradicional como método de poupança chegar já aos 25%. Um valor superior ao verificado em 2013 (22,6%).

Outro método de poupança que também passou a ser mais utilizado em 2014 pelos portugueses foram os Investimentos em Produtos Bancários (ex. PPR, Ações, Obrigações). Passaram de 12% em 2013 para 14,8% em 2014.

Quando questionados acerca dos seus hábitos de poupança, a maioria dos portugueses (38%) admitiu que poupa sempre que possível ou sempre que sobra algum dinheiro, valores inferiores aos de 2013, ano em que 42,2% dos consumidores afirmou proceder desta forma.

Também a percentagem de inquiridos que respondeu ter o hábito de poupar com uma regularidade mensal reduziu significativamente face ao ano anterior, sendo que no estudo do presente ano apenas 30,4% dos consumidores revelou que o fazia, valor que em 2013 foi de 42,6%.

Apurou-se ainda que alguns consumidores optam por fazer poupanças de forma pontual com subsídios de férias e Natal, entre outros, e a percentagem de consumidores que utiliza este método de poupança aumentou em 2014, tendo 8% dos inquiridos apresentado esta como sendo a sua solução, face a 6% do ano anterior.

O estudo Cetelem sobre a Literacia Financeira foi realizado entre os dias 17 e 25 de fevereiro em colaboração com a MultiDados, através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal. O erro máximo é de 4,4% para um intervalo de confiança de 95%.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são destaques de campanha europeia da Coca-Cola

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são os destinos turísticos algarvios selecionados para a campanha

Sul Informação

Quase um quarto dos portugueses esperou pelos saldos para fazer compras de Natal

As prendas são de Natal, mas em muitos casos há quem opte por as

Sul Informação

Papelarias recuperam o 1º lugar como local de compra de material escolar

As papelarias são, este ano, o local favorito para as compras de regresso às