Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O deputado à Assembleia da República eleito pelo Algarve Mendes Bota anunciou que a Convenção para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres, também conhecida como Convenção de Istambul, pela qual batalhou nas instâncias europeias, irá entrar em vigor em agosto.

O parlamentar algarvio propôs a elaboração desta convenção em 2007 e foi o Relator Geral sobre a Violência Contra as Mulheres da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

«Com a deposição da Carta de Ratificação da Dinamarca e de Andorra, são já 11 os Estados que completaram este processo, ultrapassando assim o limiar mínimo de 10 ratificações para a entrada em vigor da Convenção de Istambul, pelo que a data de 1 de Agosto de 2014 fica automaticamente estabelecida para a produção de efeitos jurídicos vinculativos», anunciou Mendes Bota, numa nota de imprensa, onde saúda o avanço decisivo que o processo teve.

Antes destes dois Estados, já haviam aderido a esta convenção Portugal, Albânia, Áustria, Bósnia Herzegovina, Espanha, Itália, Montenegro, Sérvia e Turquia.

Até chegar aqui, e já depois de ter proposto a elaboração do acordo à Assembleia Parlamentar, «Mendes Bota fez parte do grupo encarregue de redigir o texto da Convenção, entre 2009 e 2011, e foi o autor do relatório final sobre a mesma», documento que aprovado.

«Após a abertura à assinatura da Convenção, realizada em Istambul, a 11 de Maio de 2011, Mendes Bota foi nomeado Relator Geral sobre a Violência Contra as Mulheres, tendo como missão principal promover a assinatura e a ratificação deste instrumento jurídico, no que se tem desdobrado em contatos com Governos e Parlamentos de dezenas de Estados europeus, e até não europeus», acrescentou o deputado algarvio.

Numa altura em que há “quórum” para que a Convenção entre em vigor, há que dar «uma atenção prioritária à constituição do mecanismo de monitorização previsto na Convenção, designado de GREVIO, cuja ação é fundamental para impulsionar os Estados a implementar as disposições nela previstas».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Homem que esfaqueou mulher em Silves acusado de três crimes

O homem que tentou matar a companheira a golpes de navalha em Silves, em

Sul Informação

Eurodeputada Cláudia Aguiar vai a Ayamonte contribuir para maior cooperação hispano-lusa de mulheres

Ayamonte, na vizinha Espanha, vai receber um encontro hispano-luso de mulheres no próximo dia

Sul Informação

Homem suspeito de violência doméstica em Tunes também traficava droga

Um homem de 30 anos de Tunes, no concelho de Silves, foi constituído arguido